Em uma competição recheada de craques e estrelas que fazem a alegria dos torcedores, existem aqueles que precisam fazer o “trabalho sujo” e não aparecem tanto para o público. Luiz Gustavo se encaixa nesse perfil e nem faz questão de muda-lo, já que foi dessa forma que ganhou a confiança de Luiz Felipe Scolari e também é dessa forma que se firmou no time titular. O volante demonstra gratidão ao treinador e preferencia por ser coadjuvante.

“É um treinador que me deu a oportunidade que tanto queria, que era começar jogando pela Seleção Brasileira, e isso não tem preço. Eu falo que na minha carreira, o que eu sempre pedi era oportunidades de mostrar meu trabalho, e estou aqui podendo ajudar a realizar um sonho de milhares de brasileiros. Sou muito agradecido por tudo. Eu sou muito tranquilo e não faço a mínima questão de ser mais conhecido que outros, a única questão que faço é de ganhar, esse é sempre o meu objetivo”

Luiz Gustavo é figurinha carimbada no time titular de Felipão e entende que a estreia diante da Croácia merece todo o cuidado, seja pelo perigo do time adversário, que conta com Modric e companhia, seja pela ansiedade da própria Seleção Brasileira. O volante destacou que todos do grupo estão cientes da responsabilidade, assim como Neymar, a quem se deposita uma grande expectativa.

“Nós próprios, jogadores, temos nos pressionado bastante com o fato de querer jogar todos os jogos da melhor forma possível. Acredito que com ele é dessa forma, ele é um moleque preparado, ele tá motivado e sabe da responsabilidade que tem. Com certeza ele vai estar muito bem preparado e vai fazer uma grande Copa do Mundo”

Assim como Ramires, o volante do Wolfsburg (ALE) comentou a declaração do croata Olic, com quem já jogou no Bayern de Munique, e falou que a Seleção Brasileira tinha buracos na defesa. Luiz Gustavo relembrou que David Luiz e Thiago Silva formam a melhor zaga do mundo, dando segurança na parte de trás. Na frente, aos que dizem que o time depende de Neymar, Luiz Gustavo não vê a situação dessa forma.

“O Neymar é um jogador que, pra mim, daqui a algum tempo, vai ser o melhor do mundo com todos os méritos. Ele pode ser o diferencial em uma partida difícil e nos dar a vitória em alguns jogos, mas acho que a Seleção tá bem preparada pra jogar com o Neymar e sem ele também. Se acontecer de um dia ele não estar tão bem, com certeza o que entrar vai realizar a função com características parecidas a dele e irá nos ajudar”