Foto: Reprodução/SagresTV
O bruximo, popularmente conhecido como ranger de dentes, causava muitos transtornos à professora aposentada Maria Efigênia Caldeira. “Tinha dor de cabeça, na mandíbula e muito problema para dormir. Acordava cansada”. Ela procurou ajuda especializada e mantém o problema sob controle. Os dentes desgastados foram reabilitados, parecem novos. Está feliz com o sorriso restaurado e mais qualidade de vida.
A dentista Juliana do Nascimento, que coordena uma clínica dentária com equipe multidisciplinar, explica que o bruxismo sempre esteve associado a problemas emocionais. “É verdade, o lado emocional é o principal responsável pela doença, mas pesquisas têm mostrado que excesso de fumo, bebida e de remédios também podem levar ao bruxismo”. Para prevenção e até mesmo na fase de tratamento, a dentista recomenda atividades esportivas e tudo o que leva à fuga do estresse, como a meditação.
Se o bruxismo não for tratado, pode causa desgaste dentário, amolecimento e até perda de dentes. Os especialistas orientam sobre a importância de descobrir e tratar o problema logo no inicio.
Juliana Nascimento lembra que bruxismo não tem cura, mas atualmente existem tratamentos eficientes para minimizar os sintomas. Quando o problema se manifesta durante o dia, uma opção é o aplicativo para celular “Desencoste os Dentes”, que de tempo em tempo dispara um alerta.
Para bruxismo noturno, a indicação é o uso de uma placa de acrílico durante o sono, que impede o contato entre as arcadas dentárias superior e inferior. Associada à placa, em alguns casos, é usada também a toxina botulínica, o botox, para suavizar a força muscular e reduzir o impacto entre os dentes. “Mas o botox não é indicado para todos os casos e sempre deve estar associado ao uso da placa”, diz a dentista.
A profissional conta que. em alguns casos, o paciente é encaminhado para médicos especialistas, para, se preciso for, utilização de medicamentos como ansiolíticos.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/AdvYXkmcT2M” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}