Foto: Vitor Monteiro/Sagres On

A edição 46 da Copa América começa nesta sexta-feira, 14. O torneio, que será disputado no Brasil, foi tema nos clubes goianos, que ficam com atividades paralisadas devido ao torneio entre Seleções. O Vila Nova só retorna aos campos, pela Série B, no dia 13 de julho, no clássico contra o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, pela 9ª rodada.

O treinador colorado Eduardo Baptista acredita que a seleção comandada por Tite é a grande candidata ao título, que seria o nono conquistado pela equipe canarinho. “O favorito é o Brasil, por estar jogando em casa. Vejo também Argentina e Uruguai muito fortes, até pela tradição. São três grandes favoritos, mas o Brasil, por jogar em casa, com seu torcedor junto, leva vantagem”.

O time verde-amarelo não contará com seu principal jogador: Neymar, que acabou cortado por conta de uma lesão no tornozelo. Na avaliação de Baptista, o desfalque pode ser favorável no que se refere a uma melhora no desempenho da equipe.

“Sem o Neymar, o Brasil terá um bom teste. Precisava passar por isso um pouco. Em muitos jogos, ficou muito dependente, muito centralizado no Neymar. No jogo contra Honduras, a bola passou no pé de mais jogadores, mais situações foram criadas. O coletivo jogou. Não que o Neymar seja dispensável, longe disso, mas o coletivo brasileiro é muito forte para depender apenas de uma referência. Tomara que o Brasil consiga o título e que, depois, o Neymar se enquadre a esse coletivo. A referência tem de se enquadrar ao coletivo, não o coletivo se enquadrar a nossa referência”, finalizou.

A estreia brasileira na Copa América será nesta sexta, 21h30. O primeiro desafio será contra a Bolívia, no Morumbi. Os outros adversários na primeira fase serão Peru e Venezuela.