É visível na aparência dos jogadores que esse é o momento mais difícil da temporada. Nada de má fase ou problemas internos, mas sim pelo desgaste exagerado da maratona de jogos. Seguindo esse ritmo, o Goiás encara o Grêmio, mais um adversário complicado, nesta terça-feira, às 19h30, no Serra Dourada, pela Série A. Mais do que um confronto contra o desgaste, é o duelo de times em ascensão na competição.

O Goiás vem de seis jogos de invencibilidade, sendo quatro empates e duas vitórias, e atingir um patamar de regularidade que o técnico Enderson Moreira sempre desejou. Do outro lado, a campanha é melhor: são cinco vitórias consecutivas na Série A e a vice-liderança consolidada. Contra esse adversário perigoso, o meia Renan Oliveira, que não atuou contra o Atlético-MG, está de volta e diz que o Serra Dourada deve ser a arma esmeraldina.

Acho que qualquer jogo dentro de casa a obrigação de vencer tem que ser nossa. Temos que nos impor jogado dentro de casa porque a gente conhece muito bem as dimensões do campo. Dentro de casa tem que somar esses três pontos porque é fundamental para almejar algo maior no campeonato”

Além de Renan Oliveira, o técnico Enderson Moreira deve promover mais duas novidades na equipe para o duelo contra os gaúchos. Na lateral direita, Yuri ganha a vaga de Vitor, que está suspenso pela expulsão contra o Atlético-MG. A outra novidade é a volta de Amaral ao meio-campo, mas nem Dudu, nem David deixam o time. Hugo não treinou na véspera da partida, com dores, mas ainda disputa posição com Ramon. Contudo, Enderson reconhece que o Goiás não pode poupar demais.

“Conta muito o elenco, lógico que algumas equipes tem condição de fazer o revezamento. Nossa equipe tem um grupo homogêneo, tem um grupo próximo, mas às vezes, em algumas posições a gente ainda tem dificuldades. Então, a gente não pode se dar ao luxo de ficar poupando atleta a não ser que haja, realmente, uma necessidade. A questão é que todo mundo fala de qualificar o campeonato e não se qualifica com uma sequencia de jogos sem uma semana aberta, não tem como recuperar os jogadores”

Do lado tricolor, o técnico Renato Gaúcho, que iniciou a arrancada destacável do Grêmio, não terá dois jogadores importantes no seu sistema de marcação. O zagueiro Rhodolfo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o volante Riveros está servindo a Seleção Paraguaia. Na defesa, Gabriel entra na equipe e no meio, Zé Roberto, totalmente recuperado de lesão, volta à equipe titular.

FICHA TÉCNICA 
GOIÁS X GRÊMIO

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) 
Data: 3 de setembro de 2013, quinta-feira 
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) 
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Marcus Vinícius Gomes (MG)

GOIÁS: Renan; Yuri, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Dudu Cearense, David, Renan Oliveira e Hugo (Ramon); Walter 
Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Dida; Werley, Gabriel e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos 
Técnico: Renato Gaúcho