Sagres em OFF
Rubens Salomão

“Sem radicalismo”, Mendanha caminha para formar palanque bolsonarista em Goiás

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), abriu leilão para definir o partido pelo qual disputará o governo estadual na eleição de outubro e busca em Brasília a construção de proposta que aumente a estrutura política em torno de sua pré-candidatura. O prefeito volta a ter reunião hoje com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, e pretende atrelar a possível filiação ao PL ao compromisso de que, com isso, garantiria também o apoio do PP em Goiás.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

A adesão de Mendanha é buscada desde o ano passado pela deputada federal Magda Mofatto (PL), que tem inclusive bancado do próprio bolso a movimentação política realizada por Mendanha pelo interior do estado. No entanto, o prefeito insistia em apontar que gostaria de ser um candidato de centro ao governo estadual. A intenção era unir forças de oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM), desde esquerdistas até bolsonaristas, passando até pelos tucanos.

Na prática, a divisão das forças contrárias a Caiado em ao menos quatro pré-candidaturas próprias forçou Mendanha a escolher um lado. A mudança de discurso ocorre agora com a justificativa de que tem grande parte de sua base de apoio entre evangélicos e que não teria dificuldades em apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além da conversa com Valdemar da Costa Neto e a busca pelo comando nacional do PP, Mendanha tem articulado em busca de agenda com o próprio presidente da República para avançar na formação de palanque bolsonarista em Goiás.

Foto: Bolsonaro e Mendanha foram homenageados pela embaixada de Israel, em maio de 2019. (Crédito: Divulgação)

Propostas

Pelo twitter, Mendanha repetiu ontem a intenção de construir projeto de oposição. “Estou trabalhando muito para construir uma frente de oposição que apresente um projeto de governo moderno, inovador, criativo e que pense Goiás daqui pra frente, sem esse rancor e autoritarismo do atual governo estadual”, escreveu.

Abertura

Ele afirmou ainda que a formação deste grupo não pode ter posições radicais. “Sem radicalismo e com disposição tenho dialogado com os partidos e segmentos da sociedade que desejam construir um Goiás mais eficiente, democrático, com justiça social e para todos.”

Memória

Nem todo bolsonarista vê com bons olhos a aproximação buscada por Mendanha com o Palácio do Planalto. O deputado Major Vitor Hugo (PSL), claro, tem sido porta-voz de críticas ao prefeito. O também pré-candidato a governador tem apontado “simpatia de Mendanha à esquerda”, por conta da “frente ampla” construída em Aparecida na eleição de 2020.

Outro lado

Durante agendas com vereadores em Aparecida de Goiânia, o presidente regional do PSD, Vilmar Rocha, foi perguntado sobre composição do partido com a base de Ronaldo Caiado. E respondeu: “sim, a tendência é uma composição com Ronaldo Caiado. A aliança é positiva para os dois”.

Dois senadores

Vilmar ainda caracteriza o projeto para candidatura de Henrique Meirelles ao Senado como “firmíssimo”. E completou que “entre o fim de fevereiro e o início de março, ele estará em Goiás para organizar sua candidatura a senador. O PSD terá, a partir de 2023, dois senadores. Anote e, se quiser, me cobre depois”.

Foto: Leo Iran

Na Justiça

A Justiça acatou denúncia da 3ª Promotoria de Justiça de Formosa contra sete pessoas suspeitas por fraude a licitação na cidade. A decisão, proferida pelo juiz Eduardo de Agostinho Ricco, decretou o bloqueio de bens de seis deles, no valor total de R$ 816,6 mil, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal do grupo.

União

Na denúncia, o Ministério Público de Goiás, por meio do promotor Douglas Chegury, afirmou que os sete “se uniram para, deliberadamente, fraudar a licitação realizada sob a modalidade de Pregão Presencial nº 17/2017, que teve como objeto a contratação de veículos para a prestação de serviços ao município de Formosa”.

Modus operandi

Segundo o MPGO, a pregoeira-chefe de Formosa produziu os documentos da licitação em data anterior à realização do pregão. Ainda segundo o promotor, ela estabeleceu quais seriam os vencedores e os valores pagos a cada um dos contratados previamente definidos.

Mais lidas:

Leia também: