No confronto dos extremos, o resultado foi o esperado. No Serra Dourada, o rebaixado Vila Nova recebeu a campeã Portuguesa e perdeu por 3 a 1. A Lusa abriu o placar, no primeiro minuto do segundo tempo, com Leandro Silva. Aos 8 minutos, Túlio Souza empatou para o Vila. Apesar de ter equilibrado o jogo o Tigrão não conseguiu segurar a “Barcelusa”
e aos 18 minutos, Timbó desempatou a partida. No fim da partida, Timbó marcou novamente e garantiu a vitória para a equipe paulista.
Com a derrota Vila Nova alcança a marca de 11 jogos sem vencer, já a Portuguesa soma 20 partidas sem derrotas. Além disso, com o gol de Leandro Silva, a Lusa marcou seu centésimo gol na temporada. É o time que mais marcou gols em 2011.
Primeiro tempo sem gols
No primeiro tempo o jogo foi bem morno, sem muitas oportunidades claras de gols. Os jogadores da base do Vila até tentaram mostrar serviço, mas diante da campeã ficou difícil.
O destaque do Vila Nova foi o meia Túlio Souza. O jogador tentou cadenciar as jogadas e arriscou várias vezes de fora da área. O estreante Diego também fez um primeiro tempo bom.
O Tigrão tentou, muitas vezes, chegar ao ataque com Vitor Ferraz, mas sem muita efetividade.
A primeira chance do Vila foi aos 11 minutos com o meio campista Diego,que sofreu falta na intermediária de ataque. Túlio Souza cobrou direto, chutou forte e obrigou o goleiro Wéverton que fez boa defesa.
Apesar da ótima campanha durante todo o campeonato, a Portuguesa não ofereceu muitos riscos ao Vila. Os jogadores sofreram bastante com o calor e claramente evitaram o desgaste.
Só aos 12 minutos Ivo trabalhou pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou por baixo, Marco Antonio chutou de primeira mas a bola subiu muito e acabou não levando perigo ao goleiro Luís Cetim.
Aos 27 minutos o árbitro optou por paralisar a partida para que os atletas pudessem tomar água e se reidratar. A pausa não mudou muito a história do jogo, que continuou sem muitas emoções.
Somente aos 41 minutos o Vila chegou ao ataque com efetividade. O meia Diego fez boa jogada pela esquerda lançou a bola para Ricardinho que dentro da área recebeu, dominou e tocou para Túlio Souza. Túlio chutou forte, mas a bola acabou subindo muito.
Equipes voltam mais animadas para o segundo tempo
No primeiro minuto de jogo, Marcelo Cordeiro em cobrança de escanteio, cruzou dentro da área e a bola foi na cabeça de Leandro Silva que cabeceou no contra-pé do goleiro Luís Cetim, sem chances de defesa.Este foi o gol de número 100 da Portuguesa na temporada.
Aos 8 minutos, Vitor Ferraz fez boa jogada pela direita, cruzou, a bola passou por todo mundo e Túlio Souza conseguiu cabecear marcando o gol de empate da partida e terceiro dele pelo Vila Nova,
Após os gols a partida ficou mais movimentada com as duas equipes chegando ao ataque.
Aos 18 minutos,pela esquerda, Raí cruzou e dentro da pequena área sem marcação, Timbó, que tinha acabado de entrar, cabeceou e fez o segundo gol da Lusa, desempatando a partida.
Após o segundo gol, a Portuguesa administrou a partida e não teve muita resistência por parte do Tigrão.No fim do segundo tempo, Edno trabalhou a bola pela diretita, cruzou para dentro da área, João Neto recebeu e tocou para Timbó que chutou forte e marcou o terceiro gol da Portuguesa.
FICHA TÉCNICA – VILA NOVA 1 X 3 PORTUGUESA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 12 de novembro de 2011 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Publico pagante: 320 Renda: R$2410
Árbitro: JANIO PIRES GONÇALVES .
Auxiliares: JOAO A SOUSA PAULO NETO e CIRO CHABAN JUNQUEIRA.
Quarto Árbitro: CLEBER VAZ DA SILVA
Cartões Amarelos: Ivan (Portuguesa) e John Lennon( Vila Nova)
Gols: VILA NOVA: Túlio Souza, aos oito minutos do segundo tempo,
PORTUGUESA: Leandro Silva no primeiro minuto do segundo tempo e Timbo aos 18 minutos do segundo tempo.
VILA NOVA: Luis Cetin, Victor Ferraz, Túlio, Gabriel, Irineu, John Lennon, Geovane (Romário),T.Souza, L.Cearense, Diego (Antônio Carlos), Ricardinho.
Técnico: Roberto Cavalo
PORTUGUESA: Wéverton, Ivan, L.Silva, Renato, Rai, Marcelo Cordeiro, Henrique, Ivo (Raí) Marco Antônio(João Neto), Cleiton (Timbó)e Edno.
Técnico: Enderson Moreira