Maurício Barbieri foi anunciado como novo técnico do Goiás (Foto: Goiás EC)

O Goiás tomou as primeiras ações após conquistar o acesso à Série A do futebol brasileiro. Apesar de não ter anunciado nenhuma contratação ou renovação para a próxima temporada, a diretoria anunciou Maurício Barbieri para comandar a equipe em 2019. Jovem, de 37 anos, o treinador chega ao clube com a missão de substituir Ney Franco, que não quis prorrogar o vínculo.

A escolha por Barbieri veio após as negativas de Rogério Ceni e Zé Ricardo, que preferiram seguir no Fortaleza e Botafogo, respectivamente. Com Ceni, a diretoria abriu negociação e chegou a se reunir com o treinador em Cuiabá, porém, após várias discussões, a diretoria esmeraldina optou por encerrar a conversa.

Apesar de não ser a primeira opção da lista Maurício Barbieri chega ao clube com o aval de Tite. Em visita à CBF, na semana passada, o presidente Marcelo Almeida almoçou com o treinador da seleção brasileira e ouviu muitos elogios ao novo treinador esmeraldino. Não foi a primeira vez que Tite fez comentários positivos a Barbieri.

Em 2016, Tite, então técnico do Corinthians, venceu o Red Bull, de Barbieri, por 4 a 0. Embora o placar tenha sido elástico, o atual técnico da seleção brasileira disse ter encontrado dificuldades e considerou o adversário como um dos melhores times do Campeonato Paulista.

Com a definição de Maurício Barbieri como novo técnico, o Goiás busca avançar na formação do elenco. Na quinta-feira, o vínculo de 20 jogadores chegou ao fim, com poucos atletas que interessam para renovação. Enquanto a negociação com João Afonso, Gilberto Júnior (chegou a ser anunciado um novo contrato em julho, mas o acordo ainda não está assinado) e Fábio Sanches está próxima de ser concluída, a diretoria tem encontrado dificuldades com outros quatro jogadores.

A situação mais delicada é de Lucão. O artilheiro da equipe na Série B, com 16 gols, quer uma valorização de 300%, pedida que não foi aceita pelo clube. Uma nova reunião entre as partes vai ocorrer. Com Giovanni, a questão salarial também tem sido um entrave, mas o jogador desperta maior interesse da diretoria que Lucão.

Com Alex Silva, a pendência é com o Atlético Mineiro, clube detentor dos direitos econômicos do atleta. Caso o Galo libere o jogador sem custos, Alex Silva seguirá na Serrinha por mais uma temporada. Quem também interessa a diretoria é Victor Ramos. Porém as duas partes ainda não chegaram em um acordo e a tendência é que Victor Ramos deixe o clube.

Ao mesmo tempo em que cuida das renovações, o Goiás busca reforços. O primeiro nome a ser anunciado deve ser o de Yago, do Corinthians e que estava no Botafogo. Quem também negocia com o clube é o goleiro João Ricardo, que estava no América Mineiro e ficará livre ao final do mês.

O goleiro Wilson também interessava, porém o jogador está praticamente descartado. Wilson sofreu uma lesão no joelho e só deve retornar aos gramados em fevereiro. Caso seja contratado, o Goiás começaria o Campeonato Goiano com dois arqueiros lesionados, já que Marcelo Rangel também se recupera de uma cirurgia no joelho e só estará à disposição no final de abril.