A Semana Nacional de Trânsito (SNT) começou, oficialmente, no último domingo (18), com ações educativas nos municípios goianos. Em parceira com a Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), as atividades educativas ocorrem, desde o início de setembro, e a campanha tem o objetivo de atingir todas as regiões do estado de Goiás.

Assista a matéria:

O presidente do Detran-GO, Eduardo Machado, detalhou as principais atividades durante esta semana. “São palestras que ministramos em todo o Estado de Goiás, nas escolas, universidades, em várias entidades e associações. Temos intensificado as Baladas Responsáveis, mas não só no sentido punitivo, mas, principalmente, educativo, para que o cidadão tenha consciência dos deveres e obrigações dele enquanto motorista habilitado”.

O Secretário de Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello, afirmou que não “existe fórmula mágica” e, por isso, é preciso que haja um conjunto de ações, com vários agentes envolvidos. “Por exemplo, a prefeitura [de Goiânia] vai implantar a zona 40 na Região da 44 porque tem muito pedestre. É um recado para a cidade, para a sociedade, que o carro, mesmo que seja importante, não tem que ter prioridade nem fazer o que quer nas vias”.

O tema da campanha deste ano, que é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, é Juntos Salvamos Vidas. O presidente do Detran-GO citou os piores problemas no trânsito e explicou como o órgão pretende resolvê-los.

“Pessoas que dirigem alcoolizadas, que não respeitam o limite de velocidade e nem a sinalização. Isso contribui gravemente para a mortalidade no trânsito. Então, o nosso dever, nosso papel, é orientar e educar. Temos investido em educação de trânsito, justamente, para que o motorista, cada vez mais consciente, infrinja menos as normas e, assim, a gente consiga melhorar a qualidade de vida do cidadão”, concluiu.

Leia mais: