O Senado aprovou o projeto de lei do Executivo que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas, vinculada a Presidência da República. Para o diretor superintendente do Sebrae, Manoel Xavier essa iniciativa poderá ser uma conquista para formular temas relacionados a políticas públicas. “Essa proposta é de grande importância, pois pode ser um canal de comunicação mais fácil para que o sistema Sebrae possa criar mais um ambiente favorável para essas empresas”, comenta.
De acordo com o diretor, se a instituição atender ao seu propósito ela seguramente será um avanço, porém, algumas questões precisam receber atenção como a tributação, o investimento na tecnologia e nos estudos, disponibilizar um maior acesso aos créditos, capacitar com direcionamento a gestão dos pequenos negócios, incentivar a participação dessas empresas no mercado exterior, entre outros.
Manoel Xavier destaca também a importância e a interferência das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro como a de representar 99% das empresas instaladas no país, gerando 56% dos empregos e mais de 40% em massa salarial.
“O Brasil é formado de pequenos negócios. Hoje os Estados, municípios e a União não são mais empregadores, o papel do Governo atual é de induzir o processo de desenvolvimento, e isso passa necessariamente pela geração de emprego e renda. Quem gera isso são as pequenas empresas, se elas vão bem, o país vai bem” explica o diretor.