Sagres em OFF
Rubens Salomão

Senador Luiz do Carmo diz que evangélicos “têm a obrigação” de reeleger Bolsonaro

Antes de confirmar a desfiliação do MDB, ocorrida ontem, o senador Luiz Carlos do Carmo definiu o caminho que pretende trilhar na eleição deste ano, em que busca a reeleição: pedir votos para Jair Bolsonaro (PL), no pleito à presidência da República, e para Gustavo Mendanha (sem partido), ao governo do estado. O apoio a Mendanha já era considerado, mas foi praticamente definido na última semana, com as movimentações do prefeito de Aparecida de Goiânia, em Brasília.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Tanto que, em discurso durante a 50ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção das Assembleias de Deus de Goiás (AGO), Luiz do Carmo reafirmou o trabalho da igreja para a reeleição de Bolsonaro e disse que Mendanha será o primeiro governador evangélico do estado de Goiás. A fala, no entanto, desconsidera a trajetória de Iris Rezende. O ex-governador era evangélico, frequentava a Igreja Cristã Evangélica de Campinas desde a juventude e foi governador por dois mandatos.

Depois de apresentar vídeo, com 11 segundos de duração gravado ao lado de Jair Bolsonaro, em que o presidente manda abraço a líderes da igreja, Luiz do Carmo apresenta a missão política dos evangélicos de Goiás em 2022. “Nós, evangélicos, temos a obrigação de reconduzir este homem à presidência da República. Temos! Temos que pegar na mão dele e fazer ele presidente de novo”, disse o ex-deputado estadual. Na sequência, voltado para o público presente, em Rio Verde, convoca: “Levem o nome do nosso presidente para que não possa voltar a esquerda nesse país, senão nós vamos ter muito sofrimento ao povo evangélico nos próximos quatro anos”.

Foto: Luiz Carlos do Carmo em discurso na tribuna do Senado. (Crédito: Divulgação)

Primeiro?

Sobre Mendanha, Luiz do Carmo discursou: “Gustavo, você tem uma missão complicada, mas, se Deus quiser, a sua vitória. Vai ser o primeiro, realmente, governador evangélico de Goiás”.

Foto: Ronaldo Caiado em comemoração ao aniversário do bispo Oídes, em 2019. (Crédito: Divulgação)

Novo rumo

Luiz do Carmo buscou espaço para a busca pela reeleição na chapa que será encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), mas, sem espaço, anuncia a desfiliação do MDB e caminha para filiação a partido que esteja, simultaneamente, com Bolsonaro e Mendanha.

Outro lado

Luiz e o irmão, o pastor Oídes do Carmo, contavam com presença constante de Ronaldo Caiado nos eventos da Assembleia de Deus em Goiás, desde quando o atual senador foi escolhido suplente de Caiado na eleição de 2014. Desde o ano passado, o grupo caminha para a oposição ao governador e a cadeira ao centro da mesa das celebrações tem sido reservada a Gustavo Mendanha.

Sem cabeça

O MDB de Goiânia está sem presidente desde dezembro do ano passado. É que o mandato de Carlos Júnior venceu no fim do ano passado e o partido agora é comandado por comissão provisória.

Municipais

O próprio Carlos Júnior, já fora do cargo, realiza articulações junto aos vereadores do partido em Goiânia para definir os rumos da sigla. O partido tem Anselmo Pereira, Clécio Alves, Dr. Gian, Henrique Alves, Izídio Alves e Kleybe Morais. Assim que um acordo foi encontrado, caberá ao diretório estadual, comandado por Daniel Vilela, convocar a eleição para novo diretório metropolitano.

Foto: Vice-governador e presidente do Cidadania em Goiás, Lincoln tejota. (Crédito: Divulgação)

Federação

Mesmo dividida, a Executiva Nacional do Cidadania avançou ontem no debate sobre a possibilidade de o partido compor uma federação partidária. Reunião do Diretório Nacional foi convocada para 15 de fevereiro, com o objetivo de definir com quem será a aliança. Uma ala defende que o PSDB seja escolhido para a união pelos próximos quatro anos, enquanto outro grupo quer que a união seja com o Podemos.

Contra

O presidente do partido em Goiás, o vice-governador Lincoln Tejota, assinou nota, junto com a direção do partido em outros nove estados, contra a federação com o PSDB. O texto aponta que a união com os tucanos é “eleitoralmente inviável” e reafirma “apoio à pré-candidatura do senador Alessandro Vieira à presidência”.

Comissões temáticas

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) abriu inscrições para advogados interessados em compor as comissões da seccional e a participar do triênio 2022/2024. Os cadastros devem ser feitos no site, até 28 de fevereiro.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.