É preciso ter cuidado ao desenvolver qualquer tipo de material para o universo infantil. Pensando nisso, a equipe das produtoras Chatrone e Birdo se uniu a uma expert na área de educação. O intuito é desenvolver ”Ba Da Bean”, uma animação totalmente pensada nas crianças, apresentando a arte para os pequenos de um ponto de vista responsável e contemporâneo.

Em entrevista à Sagres TV, a sócia e showrunner da Chatrone, Carina Schulze, conta como foi a experiência com a consultoria permanente da arte-educadora Claudia El Bayeh Dehé antes de desenvolver a animação com o personagem Bean. Assista a seguir a partir de 00:04:00

”Fizemos uma aula de arte como se fôssemos crianças dentro de uma escola. A gente pôde sentir na pele e lembrar como é esse processo de quando a gente era criança e mexer com arte, com criatividade”, afirma. ”A gente teve essa experiência de como uma criança se sente com o mundo da arte dentro de uma sala de aula que é muito a experiência do nosso protagonista”, complementa.

A animação “Ba Da Bean”, que estreou recentemente no Discovery+, retrata as aventuras de Bean, um brotinho de feijão e seus amigos pelo universo das artes. Na série, os pequenos encontram referências verdadeiras do mundo das artes, tanto clássicas quanto contemporâneas.

”Ele nasceu na sala de ciência e um dia foi parar na sala de artes, e nesse momento ele realmente teve de se encontrar nesse universo e se aventurar, lidar com a sua insegurança, pensar fora da caixa e utilizar tanto a arte quanto a ciência”, afirma.

Entre as referências usadas pela consultora estão estudos internacionais, a exemplo do “Studio Thinking”, desenvolvido pela equipe do Project Zero, da Universidade de Harvard. Nesse estudo, os pesquisadores identificaram oito hábitos da mente ensinados pelo universo das artes – desenvolver habilidades; engajar e persistir; visionar e planejar; observar e não só ver; expressar; refletir; entender e explorar; e criar coletivamente.

Segundo Carina Schulze, a arte presenta na animação auxilia na formação educacional e na vida das crianças em vários aspectos.

”A gente sempre adotou uma linha em que a arte também auxilia as crianças em outras áreas da vida, porque a arte ensina a se expressar. Se você está triste, feliz, na arte você consegue passar esse sentimento, porque a criança nem sempre tem a forma de comunicação verbal para expressar esse sentimento, então a arte nos ajuda a entender e expressas esses sentimentos. Outra coisa que a arte faz é mergulhar no desconhecido e sentir que não é tão assustador assim”, conclui.

A primeira temporada de “Ba Da Bean” tem 52 episódios de 11 minutos cada, sendo que 31 estão disponíveis no ambiente Discovery Kids da Discovery+. “Ba Da Bean” é uma coprodução da Birdo e da Chatrone para o Discovery Kids, criada por Carina Schulze e Pedro Eboli.

Universo Ba Da Bean
Imagem: Discovery Kids