A dopamina, neurotransmissor ligado à sensação de prazer e recompensa, é o tema de uma série especial exibida no Ser Goiás na TV, que investiga como o uso excessivo de telas pode influenciar o comportamento de adolescentes. A iniciativa apresenta caminhos para estimular essa substância de maneira mais saudável, incentivando atividades fora do celular e promovendo equilíbrio na rotina digital.
A abordagem parte de relatos de estudantes que afirmaram passar entre cinco e seis horas por dia no telefone, um dado que evidencia a forte presença das telas no cotidiano e reforça a importância de discutir hábitos mais conscientes no uso da tecnologia.
A psicóloga Michele Branquinho explica que “a dopamina é um neurotransmissor, substância produzida pelo cérebro que ativa o sistema de recompensa, prazer, humor, entre outros”.
Segundo ela, o celular acaba sendo muito atrativo porque oferece dopamina fácil e imediata, o que leva muitos jovens a recorrerem constantemente às telas. No entanto, a especialista ressalta a importância de buscar outros meios de produzir dopamina, por meio de atividades saudáveis, relações sociais, esportes e hábitos que promovam bem-estar. Ao longo da série, serão apresentados métodos alternativos para estimular a dopamina de forma equilibrada. Vem com a gente acompanhar essa jornada.
Assista a reportagem completa exibida no programa Ser Goiás na TV
SER Goiás na TV
O Ser Goiás na TV é um programa educativo diário produzido pela Fundação Sagres, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), que amplia a experiência da sala de aula por meio da televisão ao integrar comunicação e educação.
O programa aborda o reforço escolar, a recomposição das aprendizagens e os desafios contemporâneos da educação básica, oferecendo conteúdo construtivo, instrucional e orientador para estudantes, famílias e comunidade, com entrevistas, videoaulas e diretrizes pedagógicas alinhadas às políticas educacionais, em consonância com o ODS 4 – Educação de Qualidade, da Organização das Nações Unidas, reafirmando o compromisso com uma aprendizagem inclusiva, equitativa e transformadora.
Todos os dias, uma edição inédita, a partir das 14h, na Demà Sagres TV.
Leia outros conteúdos do SER Goiás na TV
Acolhimento escolar fortalece vínculos e integração entre estudantes
Acolhimento fortalece vínculos e transforma a rotina no Colégio Jardim Vila Boa
Combate ao bullying ganha espaço nas escolas e reforça importância do respeito











