Foto: Assessoria/Alego

A Assembleia Legislativa elegeu nesta quarta-feira (30) a Mesa Diretora para o biênio de 2021-2023. A chapa que tomará posse em fevereiro de 2021, foi eleita com 40 votos favoráveis, sem abstenção e votos contrários. O único deputado ausente da sessão extraordinária foi Paulo Cezar Martins (MDB). A votação foi nominal, conforme o artigo 5º do Regimento Interno da Casa, e Resolução de nº 1.569/16 exige, e o resultado foi contabilizado a partir da maioria absoluta de votos.

A antecipação da eleição foi aprovada em sessão ordinária no dia 22 de outubro, com 37 votos. O projeto nº 3912/19, apresentado pelo deputado Lucas Calil, previa a alteração no Regime Interno da Casa e a criação do cargo de 3º vice-presidente.

Antes da votação o atual presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), fez um discurso e pediu os votos dos parlamentares. Segundo ele, no trabalho feito até este momento todos os deputados puderam deixar seus pontos de vista e apresentar suas matérias. No discurso ele pediu que deputados da base e da oposição abrissem mão de projetos pessoais pela “unidade” da Casa.

Cláudio Meirelles renunciou a candidatura do cargo de primeiro secretário, dando lugar ao deputado Álvaro Guimarães. De acordo com Meirelles, a decisão foi a pedido dos deputados da base do Governador. Antes da renúncia, Lissauer havia pedido em seu discurso que a Casa votasse no parlamentar.

Foram eleitos:

Lissauer Vieira (PSB) – Presidência

Henrique Arantes (MDB) – 1ª vice-presidência

Cairo Salim (Pros) – 2ª vice-presidência

Major Araújo (PSL) – 3ª vice-presidência

Álvaro Guimarães (DEM) – Primeira Secretaria

Júlio Pina (PRTB) – Segunda Secretaria

Tião Caroço (PSDB) – Terceira secretaria

Iso Moreira (DEM) – Quarta Secretaria