Você sabia que o Rei Pelé já jogou em Goiânia e ainda marcou gols? De acordo com o site Futebol de Goyaz, essas partidas ocorreram nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Ao todo, foram seis jogos e dois gols no Estádio Olímpico, além de outra atuação no Serra Dourada e um tento marcado.

Leia também: Pelé: de Três Corações para o Mundo

Dos times da capital, Pelé enfrentou quatro vezes o Goiás Esporte Clube, uma vez o Goiânia Esporte Clube e outra o Vila Nova Futebol Clube. Sendo assim, apenas o Atlético Clube Goianiense não teve o privilégio de ter o rei do futebol como adversário.

Todos os jogos no Olímpico foram pelo Santos, enquanto que no Serra Dourada Edson Arantes do Nascimento jogou pela Seleção Brasileira. Neste último, o adversário foi a seleção do Sul do Brasil.

A primeira partida de Pelé em solo goianiense ocorreu no dia 15 de novembro de 1960, um amistoso. Na oportunidade, o Santos goleou o Goiânia por 6 a 1, mas o rei passou em branco.

Pelé não perdeu a chance e já no segundo jogo em Goiânia anotou seu primeiro gol na capital. Foi em 19 de março de 1968, no amistoso com o Goiás por 3 a 3, no Olímpico.

Um mês depois de ser tricampeão da Copa do Mundo pelo Brasil em 1970, no México, Pelé fez sua terceira partida em Goiânia e deixou seu segundo gol. Novamente diante do Goiás, na vitória por 3 a 1 do Santos no Olímpico, em 22 de julho.

Em 1973, no dia 17 de outubro, Pelé voltou a Goiânia para fazer seu terceiro jogo em Goiás. Dessa vez, de forma oficial, já que o encontro diante do Verdão foi válido pelo Brasileirão daquele ano. No Olímpico, as equipes ficaram no 0 a 0.

No ano seguinte, o Rei do futebol jogou duas vezes na capital. A primeira no amistoso com o Vila Nova no Olímpico, e o Santos venceu por 2 a 1, em 22 de fevereiro. Depois, em outra partida amigável, agora no dia 11 de maio, o time praiano foi derrotado pelo Goiás por 3 a 2, também no Olímpico.

Por fim, em 21 de julho de 1983, Pelé anotou seu terceiro e último gol em Goiânia, na derrota do Brasil para a Seleção do Sul por 2 a 1, no Serra Dourada. O amistoso teve caráter beneficente para ajudar vítimas de uma enchente em Santa Catarina na época.

Sete jogos, quatro vitórias, um empate, duas derrotas e três gols: esses são os números de Pelé em Goiânia.