(Foto: Reprodução/ Internet)

Gestores, profissionais de saúde, representantes de entidades civis e segmentos da população reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 3 de setembro, em uma solenidade em favor da vida. A campanha Setembro Verde, realizada internacionalmente com o propósito de conscientizar e incentivar as famílias a autorizarem a doação de órgãos em benefício do próximo, foi lançada no Auditório do Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG).

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, a superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO, Cláudia Vaz, o gerente da Central Estadual de Notificação, Captação e Doação de Órgãos de Goiás (CNCDO), Fernando Augusto Ataíde Castro, e o diretor do HGG, Marcelo Rabahi, entre outras autoridades.

O secretário Leonardo Vilela destacou a importância da sensibilização das famílias para a doação de órgãos e tecidos e ainda lembrou que Goiás estruturou o Serviço Estadual de Transplantes Renais, no HGG, em março do ano passado. Com isso, as estatísticas da CNCDO mostram que até julho deste ano foram feitos 95 transplantes renais.

Vilela também enfatizou a realização do transplante hepático no HGG, que aconteceu esse ano. A SES-GO, conforme o secretário, está adotando providências para a realização em breve de transplante cardíaco na rede pública em Goiás. Na avaliação do gerente da CNCDO, Fernando Castro, a campanha Setembro Verde está em sintonia com o trabalho de sensibilização das famílias realizado ao longo do ano pela equipe da Central. Ele acentua que o transplante significa, para quem o recebe, a retomada de melhor qualidade de vida.

Como doar

No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo de doar. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar, conforme lei em vigor.

Mas por que o evento Setembro Verde? Entre muitos meses, a adoção da cor verde foi natural, pois é adotada para simbolizar a saúde e também a esperança e a liberdade. Um misto de símbolos perfeitamente adequados para reverenciar uma data especial, uma data destinada a agradecer o altruísmo e o amor ao próximo, demonstrado pela figura do doador de órgãos.