O evento foi lançado hoje pelo governador Alcides Rodrigues, pelo presidente da GoiasTurismo, Durval Motta, e pelo secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Rady, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Pela primeira vez será realizada simultaneamente a 1ª Festa da Cultural Imaterial de Pirenópolis – Festim. A festa tem o objetivo de fomentar a cultural local. Os dois eventos têm como tema Uma homenagem ao Império, uma referência aos pratos típicos da época e ao Império do Divino Espírito Santo, divulgando os vários aspectos da festa que se constitui na mais rica expressão da religiosidade popular da cidade. O Festival é promovido pela Prefeitura de Pirenópolis e pelo Governo de Goiás, enquanto o Festim é uma promoção do Ministério do Turismo. Os dois eventos vão até domingo, dia 27.
O festival e a festa pretendem dinamizar o turismo de Pirenópolis, valorizando e promovendo a gastronomia, os produtos orgânicos, os produtos alimentícios manufaturados, os produtos do Cerrado e a identidade imaterial da região. O Festival Gastronômico reúne 20 restaurantes. Os estabelecimento estão divididos entre aqueles que contarão com chefes convidados, como Alex Atala e Simon Lau Cederholm, aqueles que vão hospedar os chefes da casa e restaurantes típicos.
Uma das atrações é o Comida de Folia. Durante o evento, realizado em praça pública, serão servidos aos participantes o melhor da gastronomia oferecida nas tradicionais Folias de Reis, tão presentes na região. Arroz de forno, galinhada, feijão de caldo, farofa e pratos típicos vão ser comercializados a preço popular (R$ 1). Ainda haverá artistas para interpretar o melhor da MPB, do samba e do choro.