Foto: Divulgação 

Nos dias 18 a 20 de outubro, Goiânia receberá pela primeira vez o NASA Space Apps Challenge, que reune hackers em uma maratona de programação, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. O evento será na praça de alimentação do Shopping Cerrado, e reunirá 120 participantes, que deverão criar soluções para os desafios propostos pela incubadora de inovação da Agência Espacial Americana (NASA).

O Space Apps Challenge é uma competição internacional que ocorre em todo o mundo ao mesmo tempo, promovido pela incubadora da NASA. O intuito é utilizar a criatividade para resolver em equipes os desafios propostos, a NASA abre seus dados e lança desafios todos os anos, em um final de semana, uma maratona de 48 horas para juntar os mais diversos talentos das mais diversas áreas e juntos criar soluções.

A iniciativa de trazer o NASA Space Apps Challenge à Goiânia partiu do engenheiro de software e empreendedor, Murillo Barbosa, que foi finalista da última edição, em Curitiba. Ele divide a organização do evento com a empresária e publicitária Ester Rassi e outros dez profissionais de diferentes áreas.

Em Goiânia, o evento está marcada para às 19 horas e a maratona será iniciada às 23 horas. O trabalho deverá ser feito em grupos de cinco a sete pessoas, em um prazo de 40 horas. Paralelamente, ainda serão realizadas palestras de diversas áreas.

As soluções propostas na ocasião serão analisadas por um júri formado por cinco especialistas nas áreas de ciências, tecnologia, inovação, design e negócios, que escolherão apenas uma para se juntar às campeãs dos eventos. Já a equipe eleita ganhadora pela NASA, em nível mundial, será convidada para apresentar a solução diretamente na Agência Espacial Americana.