Na edição #81 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam o histórico acordo entre Israel e Emirados Árabes. O entendimento não agradou a todo o mundo.

Também nesta edição, os EUA voltam a registrar mais de 1 mil mortes por dia por Covid-19, mas Donald Trump garante que situação está sob controle. Você confere ainda como está a relação entre EUA e Brasil na taxação sobre o etanol.

No combate à pandemia, saiba em que pé estão as 6 vacinas mais adiantadas contra a Covid-19. Na América do Sul, o Senado da Bolívia aprova lei que fixa data limite para eleições; Turquia sobe o tom contra a França e Grécia e aumenta tensão no Mediterrâneo; e ainda a música mais tocada nas paradas de todo o mundo no primeiro semestre de 2020.

Abre aspas

O presidente Donald Trump enfrentou dificuldades para explicar suas decisões no combate à pandemia de coronavírus no EUA, ao falar à série de entrevistas Axios, do canal HBO.

“Eu cubro o senhor há muito tempo. Tenho ido a seus comícios. Eu conversei com seus apoiadores. Eles amam você. Eles ouvem você, a toda palavra que você diz. Eles não ouvem a mim, ou a mídia, ou Fauci (Anthony, imunologista). Eles acham que nós somos fake news e querem os seus conselhos. E quando eles ouvem o senhor dizer que tudo está sob controle e que não usem máscaras? Muitos deles são mais velhos, senhor presidente”, questionou Jonathan Swan ao presidente.

Em resposta, Trump respondeu em poucas palavras. “Eu acho que está sob controle.” E Jonathan, questionou novamente. “Como? Mil mortos por dia.” “Eles estão morrendo. É verdade. E é isso, mas não quer dizer que não estejamos fazendo tudo o que podemos. Está sob controle tanto quanto se pode controlar”, afirmou Trump.

Sobre as tarifas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu em coletiva de imprensa na Casa Branca que poderá tomar medidas tarifárias em relação ao Brasil por conta do etanol norte-americano.

Questionado sobre a pressão que estaria fazendo para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, Trump afirmou que “em algum momento” esse assunto será discutido.

Há pouco menos de um ano, o Brasil elevou de 600 milhões para 750 milhões de litros a cota de etanol importado sem tarifa. Acima desse volume, o imposto de importação é de 20%. Agora, os americanos pedem ao governo brasileiro a extinção da cota e a tarifa zero para a venda do produto.

De janeiro a junho deste ano, o Brasil importou 584,2 milhões de litros de etanol dos EUA, movimentando US$ 301 milhões, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Troca do etanol pelo açúcar

Setores do Ministério da Agricultura tentam que, em troca da isenção ao etanol americano, o açúcar brasileiro seja liberado de tarifas. Afinal, ambos os produtos são feitos no país da cana-de-açúcar e seria uma forma de compensar a entrada do combustível dos Estados Unidos.

Porém, como o adoçante nos EUA é de beterraba e o combustível feito do milho, o Brasil terá que enfrentar dois grandes lobbies para avançar com a proposta. Em nota enviada à imprensa na tarde desta terça-feira, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou que o presidente dos Estados Unidos “demonstra desconhecimento total sobre assunto quando fala da tarifa de importação do etanol”.

Tema do dia

Israel e os Emirados Árabes Unidos selaram um acordo para normalizar as relações entre os dois países. Em declaração conjunta, Trump, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, disseram esperar que isso “promova a paz no Oriente Médio”.

“Os três países enfrentam desafios em comum e vão se beneficiar mutuamente desta conquista histórica”, disseram eles no documento. Como resultado, acrescentaram que Israel vai suspender seus planos de anexar grandes partes da Cisjordânia ocupada. Até agora, Israel não tinha relações diplomáticas com os países árabes do Golfo.

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos nos Estados Unidos, Yousef Al Otaiba, disse em um comunicado que foi “uma vitória para a diplomacia e para a região”. E, ainda, acrescentou ser “um avanço significativo nas relações árabe-israelenses que reduz as tensões e cria uma nova energia para mudanças positivas”. Este é apenas o terceiro acordo de paz árabe-israelense desde a declaração de independência de Israel em 1948. O Egito assinou um acordo em 1979 e a Jordânia, em 1994.

Confira a música mais tocada no mundo 

Jawsh 685, Jason Derulo – Savage Love

 

Confira as músicas tocadas nesta edição

Le Trio Joubran – Laytana

Rim Banna – The sun of love

Ahmed Bukhatir – Fartaqi

(RE) BIRTH by Hamdan Al-Abri

 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Confira as edições anteriores