O aumento de consumo de etanol no Brasil em janeiro de 2011 foi de cerca de 50%, se comparado ao mesmo período de 2010.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás, André Rocha, esse foi o principal motivo para a alta do preço do combustível.
“Nós temos que lembrar que anualmente estão sendo colocados nas ruas quase três milhões de veículos flex, mais as motos, e houve um aumento de quase 18% no consumo de gasolina no ano passado. Esse ano, como não teve diminuição no percentual de mistura do anidro, tivemos apenas em janeiro um aumento de consumo de 51,7%”, argumenta.
Nesta quarta-feira (27) o Procon começou a autuar usinas, distribuidoras e postos de combustíveis por aumento abusivo dos preços.
Segundo apurado pelo órgão, entre janeiro e abril deste ano os fabricantes reajustaram o etanol em 46%, mas o estoque tinha sido ampliado em 14,7% em relação à safra anterior.
O presidente da Sifaeg justifica dizendo que no ano passado, em janeiro, fevereiro e março, havia cana no campo e esta foi colhida.
“Mesmo começando janeiro com o nível de estoque, há um nível de produção dos três primeiros meses maior que esse ano, que praticamente não houve”, analisa.
Ainda segundo o presidente da Sifaeg, o preço do etanol repassado pelas usinas deve cair na primeira quinzena de maio.
“Em Goiás, de 33 que devem produzir nesta safra, já estamos com 15 iniciando e acreditamos que essa produção seja regularizada nos primeiros dias de maio”, relata.