O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), realizará um curso gratuito para temporários do comércio, com inicio na próxima segunda-feira (14). Serão ofertadas 500 vagas, divididas em cinco turmas (cada turma receberá o treinamento em uma semana diferente), para quem deseja se capacitar para um trabalho de vendedor neste fim do ano. A programação tem carga horária de oito horas e é dividida em dois dias. As inscrições serão feitas somente pelo site sindilojas-go.com.br. Esse é o 10º ano seguido que a entidade oferece o treinamento.
Foto: Agência Brasil
O objetivo do curso é dar boas noções de técnicas em vendas e atendimento qualificado, apresentar formas corretas de relacionamento com o cliente e demonstrar maneiras eficazes de comunicação. “Nossa economia ainda está em recuperação. Por isso o varejo aposta muito nas datas deste fim de ano, que incluem Black Friday e Natal. Se quisermos aproveitar este período, precisamos capacitar pessoas que poderão ser contratadas pelo comércio”, explica o presidente do Sindilojas-GO Eduardo Gomes, ressaltando ainda que o sindicato é o “representante legal do empresários varejistas e tem o dever de promover o treinamento”.
O candidato que participa do treinamento recebe certificado e tem o currículo disponibilizado para as lojas que estejam selecionando profissionais temporários. O presidente do Sindilojas-GO informa que as empresas podem fazer uso dos currículos que entrarão no banco de talentos. “O varejista terá à disposição uma gama de pessoas preparadas para o trabalho temporário. Basta que o lojista procure o Sindilojas-GO e verifique quem tem o perfil mais adequado para o seu segmento”, detalha Gomes.
Estimativa de contratações
Uma pesquisa realizada em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que aproximadamente 103 mil vagas serão abertas até dezembro, um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto ano passado.
A mesma pesquisa apontou um aumento de 17% para 23% no percentual dos que contrataram ou devem contratar ao menos um novo colaborador. A principal justificativa para os reforços do quadro de funcionários é atender ao aumento da demanda neste período do ano, com 88% das menções. Dentre os empresários que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 52% empregarão temporários, 49% abrirão vagas informais e 45% formais, ou seja, com carteira assinada. Há ainda 28% de casos em que a contratação será terceirizada.
Para as posições temporárias, a média de contratação deve ficar entre um e dois profissionais. Quatro em cada dez (41%) devem permanecer por três meses, enquanto 23% ficarão por dois meses e 12% apenas um mês. A maior parte dos empresários (40%) têm a intenção de efetivar os temporários, sendo 29% um único colaborador e 11% dois ou mais colaboradores.
Embora não haja levantamento específico sobre o número de vagas que serão abertas em Goiás, o Sindilojas-GO está otimista em relação às vendas do fim de ano. “Estamos percebendo uma movimentação por parte do varejista goiano. Muitos estão fazendo planos para contratações e preparando o estoque. A liberação do FGTS e a percepção de uma melhora no mercado de trabalho são ingredientes que vão ajudar a impulsionar as vendas neste Natal”, finaliza o presidente.
Datas das turmas do curso para temporários do comércio
14/10 e 15/10 – (Segunda e Terça-feira): 1ª Turma
21/10 e 22/10 – (Segunda e Terça-feira): 2ª Turma
28/10 e 29/10 – (Segunda e Terça-feira): 3ª Turma
04/11 e 05/11 – (Segunda e Terça-feira): 4ª Turma
11/11 e 12/11 – (Segunda e Terça-feira): 5ª Turma
Com informações da assessoria de comunicação