Sempre quando os campeonatos vão chegando à reta final, vários times fazem contas, para alcançar os objetivos ou fugir do rebaixamento. Nesta temporada não é diferente.Tem muita gente com calculadora, papel e caneta nas mãos.
O site infobola, do matemático Tristão Garcia, aponta que seis times ainda têm chances de ser campeão brasileiro. O Corinthians é lidera na tabela e nas chances de levantar o caneco. A equipe paulista tem 41% de probabilidade, contra 30% do Vasco, 20% do Fluminense, 5% do Botafogo, 3% do Flamengo e 1% do Figueirense.
Na luta contra o rebaixamento, o site considera que América Mineiro e Avaí estão praticamente com suas situações definidas. Cada um tem 99% de chances de jogar a Série B na próxima temporada. Atlético (PR) com 76% e Cruzeiro com 56% completam o grupo dos quatro mais ameaçados. O Ceará tem risco de 49%, o Bahia de 11%, o Atlético (MG) de 6%, Palmeiras de 3% e o Atlético (GO) de apenas 1%.
Série B
A Portuguesa já tem o acesso e o título garantidos. O Náutico está quase lá, tem 99% de chances de chegar à Série A. Quem também está muito próximo de subir a Ponte Preta, que tem 95%. A briga pela quarta vaga está acirrada. O Bragantino, atual quarto colocado, tem 48%. O Vitória tem 36%, seguido do Sport com 9%, Americana com 7% e Goiás com 4%. Criciúma e Boa tem apenas 1%.
Três equipes – Duque de Caxias, Salgueiro e Vila Nova – já estão rebaixadas. Sete times fogem da última vaga para a Série C. De acordo com Tristão, quem corre mais risco é o ASA com 42%. O Icasa tem risco de 38% e é seguido por são Caetano com 14%, Paraná e Guarani com 2%, ABC e Barueri com 1%.