O procurador chefe da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Depois de cerca de um mês divulgando mensagens de texto que seriam atribuídas a supostas conversas entre o então juiz federal Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, e procuradores da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) como Deltan Dallagnol, o site The Intercept Brasil (TIB) tornou público nesta terça-feira (9) o primeiro áudio dos diálogos. O material, segundo o TIB, foi obtido com fontes anônimas a partir de dados do aplicativo Telegram.

No áudio divulgado pelo The Intercept, o procurador Deltan Dallagnol, que coordena a Lava Jato no MPF, comenta a proibição de Luiz Inácio Lula da Silva, preso na operação, de conceder entrevistas ao jornal Folha de São Paulo, em 2018. No arquivo, o coordenador diz que a decisão era uma “notícia boa”, e pede que a notícia não seja divulgada para “evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária à nossa”.

Ouça o áudio

“Caros, o Fux deu uma liminar suspendendo a decisão do Lewandowski que autorizava a entrevista dizendo que vai ter que esperar a decisão do plenário. Agora não vamos alardear isso aí, não vamos falar para ninguém. Vamos manter, ficar quieto, para evitar a divulgação o quanto for possível, porque quanto antes divulgar isso, antes vai ter recurso do outro lado, antes isso aí vai para o plenário. O pessoal pediu para a gente não comentar publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais pra evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária à nossa. Mas a notícia é boa para terminar bem a semana depois de tantas coisas ruins e terminar bem o final de semana. Abraços, falou!”, afirma no áudio.

De acordo com o The Intercept, as conversas entre procuradores da Lava Jato aconteceram desde 2014 pelo aplicativo Telegram. Até esta terça-feira (9), apenas diálogos via mensagem de texto haviam sido divulgadas, mas ainda não há como afirmar que os diálogos sejam autênticos e sem edições ou alterações. O TIB, no entanto, sustenta a veracidade dos conteúdos.

A divulgação dos áudios foi tema do último Debate Super Sábado, na Sagres. Clique a confira