Foto: Wildes Barbosa

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) escolheu o nome do senador Wilder Morais (DEM) para coordenar a equipe de transição que obterá informações junto a comissão formada pelo atual governo. 

Caiado e o atual governador José Eliton (PSDB) se reuniram por mais de uma hora. Parte do encontro foi apenas entre os dois, e o restante com pessoas ligadas as duas gestões. O Democrata foi econômico, não quis detalhar pontos da conversa, mas demonstrou preocupação com a situação fiscal do Estado. 

“Estamos levantando todos os pontos que são importantes para a governabilidade e para a transição. Com a situação fiscal do estado, todos nós estamos preocupados, e o governador me expôs, com detalhes, a realidade. Eu tive a oportunidade de receber dele hoje dados que fundamentam aquilo que a nossa equipe técnica vai avaliar”, pontua. 

Já o governador José Eliton afirma que nos próximos dias haverá uma apresentação sobre a situação do Estado e as medidas a serem tomadas pelo governo para cumprir com os compromissos na atual gestão. 

“Espero entregar um governo que possa garantir a ele a condição para que ele realize todos os seus projetos e aquilo que foi apresentado à sociedade, naturalmente reconhecendo as dificuldades que o Estado vive hoje, mas sabendo que nós temos condições de avançar muito. Nós iremos fazer uma apresentação, nos próximos dias, das medidas relativas ao fechamento do exercício 2018. Será uma transição madura e respeitosa”, argumenta. 

O senador Wilder Morais terá o apoio da organização Comunitas para analisar os dados repassados pela atual gestão. De acordo com Ronaldo Caiado, não haverá custos. Wilder Morais indica as primeiras atitudes que pretende tomar. 

“Dentro de cada secretaria, vai vir gente específica, técnica, em cada área. Técnico da área da Educação, da Saúde, Segurança Pública. Com certeza vamos estar transitando em todo o governo para que possa, o mais rápido possível, passar esse relatório ao governador, e ele possa tomar a decisão, ter o conhecimento de todas as áreas do governo”, explica. 

Questionado sobre uma reforma adminsitrativa no governo, Ronaldo Caiado, destacou que ainda é cedo para tratar da questão, que este é um passo a ser dado mais adiante. 

“Sou muito prudente. Como cirurgião, eu gosto de imaginar passo a passo. Primeiro, vamos fazer o diagnóstico e depois vamos apresentar os tratamentos possíveis”, afirma. 

O governador eleito, Ronaldo Caiado ainda foi questionado quanto a formação do secretariado. Ele informou que a definição deverá ocorrer somente em meados de dezembro.