Um dos vacinados contra a covid-19, foi o ex-deputado federal e odontólogo Jovair Arantes, que tem 69 anos. Ele recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira (4), junto com odontólogos, auxiliares e técnicos de higiene bucal que atuam a assistência à saúde, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a vacina é destinada aos profissionais da saúde que estão na linha de frente da covid-19, idosos e pessoas deficientes institucionalizados.

Após repercussão, Jovair Arantes afirmou que as doses disponibilizadas foram compradas pelo Conselho Federal de Odontologia. “Não existe furar fila, não existe passar à frente, ‘dar jeitinho’. Foi uma vacinação regular, com doses compradas pelo Conselho Federal de Odontologia”.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) desmentiu o ex-deputado. “Ao contrário do que vem sendo divulgado, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que a vacina contra Covid-19 é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, assim como outros imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, disse

Além disso, a SMS pontuou que até que sejam atingidas as metas de vacinação, o SUS tem prioridade na compra de todas vacinas destinadas à imunização contra Covid-19. “A vacinação dos profissionais de saúde em Goiânia segue critérios do Ministério da Saúde e está sendo realizada pela SMS. Mas cabe aos conselhos a fiscalização no sentido de verificar quem está inscrito em Goiânia e atuando na assistência ao paciente”, completou.