A campanha nacional contra a gripe, que começou no dia 22 de abril, foi prorrogada até o dia 23 de maio. A vacinação está sendo realizada pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde em parceira com o Ministério da Saúde. A meta é atingir cerca de 80% da população, que neste ano tem como alvo, crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto; idosos acima de 60 anos; indígenas; trabalhadores da saúde; pessoas portadoras de doenças crônicas e população carcerária.
O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Machado, faz um balanço das vacinações contra a Influenza atualmente. “Nós temos uma meta de vacinar 300 mil pessoas em Goiânia. Nós temos mais de 100 mil doses disponíveis,” conta.
O Secretário explica como a vacina atua no organismo de quem toma a dose. “A pessoa toma a vacina que é formada por pedaços de vírus mortos. Quando são inoculados, eles causam a produção de anticorpos. Então quando há o contato real com o vírus, nosso organismo tem anticorpos necessários para combater,” detalha.
Fernando Machado, faz um alerta para que a população fique atenta com os cuidados com vacinações, para evitar casos como o da poliomielite. “O Brasil é um país vencedor na guerra contra poliomielite. Há muitos anos não temos um caso no país. Mas mesmo assim nos mantemos em alerta. Nós temos muitas crianças que ainda não vacinaram,” lamenta.