A secretaria municipal de saúde de Goiânia, realiza mais uma ação de combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya. Cerca de vinte imóveis fechados e abandonados serão visitados pelos agentes, no jardim novo mundo e região. Em toda Goiânia são mais de cem residências.
O diretor do departamento de vigilância e controle de zoonoses da secretaria municipal de Goiânia, Edson Almeida Gomes, relata que essas casas que estão abandonadas se tornam grandes criadouros do mosquito da dengue. “Esse trabalho é feito em residências onde não conseguimos localizar o proprietário. Casas que estão abandonadas há muito tempo, normalmente, se transformam em grandes criadouros do mosquito da dengue e isso acaba afetando uma grande área nas proximidades desses locais infestados”.
Acompanhe a reportagem de Jerônimo Junio:
{mp3}stories/2015/JERÔNIMO_JUNIO_-_DENGUE_ZERO{/mp3}
De acordo com o diretor, na maioria das vezes, os proprietários dos imóveis não são identificados, para serem notificados pela prefeitura. “Normalmente esses imóveis são de pessoas que não conseguimos identificar o dono. A gente olha e passa para a nossa divisão de fiscalização para tentar localizar através do cadastro da prefeitura. Aqueles que conseguimos localizar são notificados. Mas, infelizmente, a maioria não conseguimos localizar o proprietário porque o cadastro está desatualizado”.
A previsão é que na ação seja encontrada grande quantidade de foco do mosquito Aedes Aegypti. “Provavelmente vamos encontrar focos de mosquito da dengue em muitas casas, já que estamos no auge do período chuvoso”.
*Com informações de Jerônimo Junio