A formação de atletas é sempre tida como primordial pelos dirigentes brasileiros. Sempre está na pauta de qualquer entrevista que eles concedem a imprensa. Tirar do mundo da utopia e colocar na prática é algo inesperado por parte das pessoas  que comandam o futebol. Talvez, bem possível que seja, a famosa “Lei Pelé” é responsável pela redução drástica na formação de atletas por parte dos clubes, embora estes mantenham o discurso que a produção de revelações faz parte do sucesso e da sobrevivência de uma entidade do futebol. Penso que essa seja uma boa razão para que o futebol do interior esteja cada vez mais fraco. Por quê investir tão alto se no primeiro momento um empresário é capaz de “roubá-lo”?

Diante deste cenário, o Vila Nova volta a investir na base. Depois de uma administração totalmente equivocada de Newton Ferreira e Lúcio Antônio Rodrigues na estruturação da escolinha e da base que instalaram um bebedor para os pais dos alunos da iniciação esportiva e se deram o direito de aumentar a mensalidade, o resultado foi a, natural, queda de receita e fuga significativa de alunos que já chegou a mais de 250 alunos no início do ano passado. Hoje não tem nem a metade.

Sob novo comando desde o início do mês, o Vila Nova iniciou nesta semana as atividades do segundo semestre envolvendo as categorias de base do clube. Os três técnicos das categorias são: Silvinho (sub 20), Ariel Mamede (sub 17) e Rafinha (sub 15). Cada uma das categorias ainda terá um auxiliar técnico, um preparador físico e um de goleiros. Eles terão a disposição o gramado na sede do clube e os campos no CT para buscar novos talentos. Além de talentos no gramado, Hugo Jorge Bravo e equipe buscam fortalecer a equipe com profissionais ligados ao futebol e estão em busca de profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais que queram trabalham na formação completa de novos jogadores. Os interessados devem procurar o clube ou buscar mais informaçõe nos telefones: 3091-3595 ou 9989-8677.

Nesta nova filosofia, eles esperam trabalhar com a formação individual dos atletas que precisar aprender a pensar durante o jogo e não apenas repetir de forma mecânica o que for executado nos treinamentos. Confira a entrevista feita com Ariel Mamede que além de técnico no sub 17, ele também é o coordenador da base e conta com o apoio de Josimar que permanece como supervisor do departamento:

{mp3}stories/audio/VINICIUS-TONDOLO/2014/140722-arielmamede{/mp3}

Nos dias 28,29,30 de julho, o Vila Nova promove a primeira peneirada que vai selecionar atletas para as categorias de base do clube. Os testes serão feitos nos garatos nascidos de 1995 a 2001. Para inscrever, os interessados devem comparecer a sede do clube e pagar taxa de 20 reais. As avaliações serão realizadas no CT Toca do Tigre.