Nesta quarta-feira (23), a Renapsi promoveu uma live com o tema “O enfrentamento do sofrimento psíquico durante a pandemia entre os jovens”, que discutiu sobre o sofrimento psíquico e a depressão. O evento é parte da programação da instituição em comemoração aos 20 anos da Lei da Aprendizagem.

Para a live foram convidados a assistente social, graduada em Serviço Social pela PUC – GO, pós-graduada em Políticas Públicas, Planejamento e Projetos Sociais, a Juliana Nahid; a analista psicossocial da Renapsi, psicóloga formada em Fundamentos da Psicanálise, Amanda Garcez Analista e o instrutor da Renapsi, pedagogo especialista em psicopedagogia, Bruno Moreno.

No evento online, os jovens aprendizes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre as doenças psíquicas com os profissionais da área. A pergunta mais comentada foi como combater a ansiedade, que foi respondida por Bruno Moreno.

“Crise de ansiedade é quando a mente não fica conectada com o corpo, algumas pessoas até paralisam na crise de ansiedade. O mecanismo que eu indico é descrever o local onde você está, porque isso vai estabilizar sua respiração. Isso vai acalmando”, indica.

Outro tema levantado na live foi como ajudar alguém com depressão, já que alguns não pedem ajuda. A dica veio da psicóloga Amanda Garcez. “Devemos ter empatia, acolhimento e o cuidado. Mas o cuidado não deve ser um cuidado onde eu adentro o universo do outro sem respeitar o tempo e o espaço dele. Terão momentos em que esse outro não vai querer me receber nesse universo que ele agrega e vou precisar ficar do lado de fora e me colocar à disposição dele”, explica.

Juliana Nahid também pontuou formas para desenvolver a inteligência emocional. “É trabalha a questão da empatia, do contato um com o outro o respeito mútuo. Eu acredito que nós precisamos voltar esse olhar de solidariedade e cuidar dessas questões”, explica. “Passa também pela questão de gerir melhor nossas emoções”, acrescenta Amanda.

Confira a live na íntegra: