Quando o assunto é doação de sangue, muita gente pensa logo nos adultos. Mas a verdade é que a solidariedade pode começar bem antes da primeira doação. Nas escolas, cada vez mais estudantes estão conhecendo a importância desse gesto que ajuda a salvar vidas e faz a diferença para milhares de pessoas.
No Ser Goiás na TV, alunos compartilharam suas percepções sobre ajudar o próximo e mostraram que a nova geração está atenta a temas que envolvem cidadania, empatia e responsabilidade social.
Uma lição que vai além da sala de aula
Falar sobre doação de sangue com crianças e adolescentes é uma forma de plantar uma semente para o futuro. Mesmo quem ainda não tem idade para doar já pode aprender sobre a importância dos hemocentros, entender como funciona o processo e incentivar familiares e amigos a participarem dessa corrente do bem.
A diretora de Captação e Atendimento ao Doador da Rede Hemo, Daynara Vilar, destaca que a informação é uma das principais aliadas para fortalecer a cultura da doação e aproximar os jovens dessa causa.
Assista a entrevista completa
Quem ainda não pode doar também pode ajudar
Se a idade mínima para a doação ainda não chegou, não tem problema. Compartilhar informações corretas, conversar com a família e incentivar pessoas aptas a doar já são formas importantes de contribuir.
Além disso, os jovens têm um papel fundamental no combate às fake news e aos mitos que ainda cercam a doação de sangue. Muitas pessoas deixam de doar por medo ou falta de informação, mesmo com todo o processo sendo seguro e realizado por equipes especializadas.
Uma corrente que não pode parar
Todos os dias, hospitais precisam de bolsas de sangue para atender pacientes em tratamentos, cirurgias e situações de emergência. Por isso, a doação precisa acontecer durante todo o ano, e não apenas em períodos de campanhas.
Quanto mais pessoas conhecem a importância desse gesto, maiores são as chances de manter os estoques abastecidos e ajudar quem precisa.
Afinal, salvar vidas pode começar com um simples ato de solidariedade. E, muitas vezes, tudo começa com informação, conscientização e vontade de fazer a diferença.
SER Goiás na TV
O Ser Goiás na TV é um programa educativo diário produzido pela Fundação Sagres, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), que amplia a experiência da sala de aula por meio da televisão ao integrar comunicação e educação.
O programa aborda o reforço escolar, a recomposição das aprendizagens e os desafios contemporâneos da educação básica, oferecendo conteúdo construtivo, instrucional e orientador para estudantes, famílias e comunidade, com entrevistas, videoaulas e diretrizes pedagógicas alinhadas às políticas educacionais, em consonância com o ODS 4 – Educação de Qualidade, da Organização das Nações Unidas, reafirmando o compromisso com uma aprendizagem inclusiva, equitativa e transformadora.
Todos os dias, uma edição inédita, a partir das 14h, na Demà Sagres TV.
Leia outros conteúdos
Luz, câmera e educação: alunos do CEPI Cecília Meireles viram cineastas
Vídeos falsos, impacto real: o alerta sobre as deepfakes geradas pela I.A.
Museu da Imagem e do Som preserva a memória que fortalece a educação em Goiás












