Doações arrecadadas por participantes do #SolidarizaGoiânia (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Em tempos de pandemia, um grupo de pessoas se organizou para espalhar solidariedade. É a ação #SolidarizaGoiânia. O objetivo é arrecadar doações de itens básicos para o dia a dia como alimentos, materiais de limpeza e higiene a quem mais precisa nesse momento de paralisação da atividade econômica. É o que explica o idealizador da iniciativa, Fabrício Rosa

Nós divulgamos os links onde as pessoas preenchem dizendo como elas podem colaborar, se é financeiramente, se é doando mantimentos, itens de higiene pessoal. As pessoas que precisam receber também se cadastram por meio desses links”, explica.

Foram criados grupos de WhatsApp para cada região de Goiânia. Assim, quem quiser doar, não precisa percorrer grandes distâncias, pode fazer tudo a pé mesmo. Cada um pode ajudar com o que pode, até mesmo transportando os mantimentos, quando necessário.

“Nesse momento, nós já estamos com 100 pessoas querendo ajudar. Algumas querem doar álcool em gel, material de limpeza, comida. E tem vários outros cadastrados que querem receber. São pessoas em situação de rua, tem um grupo de prostitutas, famílias carentes de bairros mais distantes. Nós estamos conectando essas duas pontas”, argumenta.

Vaquinha solidária

Quem quiser ajudar com dinheiro, pode contribuir na vaquinha virtual. Basta clicar no link e digitar #solidarizagoiania. Qualquer quantia é bem-vinda e faz muita diferença. “Nesse momento, vamos comprar, inicialmente máscaras, luvas, álcool em gel para aqueles que estão trabalhando voluntariamente. Posteriormente nós vamos fazer cestas básicas para essas famílias que estão sendo cadastradas”, afirma.

Doe seu tempo e conhecimento

Não pode ajudar com mantimentos nem com dinheiro? Ajude com trabalho. Fabrício Rosa, que também é inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), explica que as pessoas podem ajudar até com um espaço para armazenar as doações. “Alguns querem fazer vídeos porque são educadores físicos e querem fazer a galera sair da inércia dentro de casa, outros são médicos, psicólogos e querem fazer consulta online. Outros querem disponibilizar algum estabelecimento que está vazio, alguma casa que está vazia para receber essas doações”, enumera. 

Para se cadastrar, procure o link  a seguir, de acordo com a sua região na capital goiana.

Fale com o organizador (62) 9-8111-8411.

Facebook: facebook.com/groups/solidarizagoiania/

– Norte: https://chat.whatsapp.com/GH3o5KFh2DyLbLVQ5sUY5e

– Sul: https://chat.whatsapp.com/EM59OknBt0f8UHb0QAtwHq

– Leste: https://chat.whatsapp.com/JOoAdui4JhF7e39Q6pkN3Q

– Oeste: https://chat.whatsapp.com/HZv78rf5BsvH0iNbhY9pe3

– Noroeste: https://chat.whatsapp.com/LxzPE9S3iiU0AL4hmWPzFp

– Sudoeste: https://chat.whatsapp.com/Dy7ktO3abcACJTRv8U5epM

– Centro: https://chat.whatsapp.com/D8fYXzSTilD8R4kHA4mofL

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença