A Seleção Brasileira Olímpica conheceu nesta terça-feira (24) seus adversários na primeira fase dos Jogos Olímpicos de Londres. O sorteio, realizado no Estádio de Wembley pelo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke e pelo ex-atacante Ronaldo definiu o Brasil no grupo C ao lado de Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia.

No caminho em busca do inédito ouro olímpico a seleção canarinha estreia contra o Egito, no dia 26 de julho, em Cardiff, no País de Gales. Na sequência, enfrenta a Bielorrússia e fecha contra a Nova Zelândia. Classificam-se para as quartas de final do torneio masculino os dois primeiros colocados de cada grupo. Caso o Brasil avance às quartas de final enfrentará o primeiro ou o segundo colocado do grupo D, dependendo da sua posição.

O técnico da Seleção, Mano Menezes já anunciou a pré-lista com jogadores que podem ser convocados para os jogos. A lista inicial contém 52 nomes, em 8 de junho este número passará para 35 nomes. Somente no dia 6 de julho o treinador anuncia a lista final, com 15 jogadores sub-23 e três com idade superior a 23 anos.

Confira os grupos:

Grupo A
Grâ-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes Unidos e Uruguai
Grupo B
México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça
Grupo C
Brasil, Egito, Bielorússia e Nova Zelândia
Grupo D
Espanha, Japão, Honduras e Marrocos

Na pré-convocação há 36 jogadores em idade olímpica (menos de 23 anos) como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Casemiro, Elkeson e Lucas. O restante tem mais de 23 anos, como Ronaldinho Gaúcho, os laterais Adriano e Daniel Alves, Elias, Hernanes e Dedé. Destes, apenas três estarão na lista final. O meia Kaká, do Real Madrid e o atacante Robinho, do Milan, não estão na lista. Veja a pré-lista de Mano Menezes:

Goleiros: Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).

Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).

Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).

Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).

Meias: Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).

Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto),Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho(Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).

Seleção Feminina 

O caminho da Seleção Brasileira feminina também foi definido. As meninas do Brasil ficaram no Grupo A e disputarão vaga nas quartas de final com a Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões. O Brasil estreia no dia 31 de julho contra a seleção da Grã-Bretanha em Wembley.

Grupos do torneio Olímpico Feminino

Grupo A: Grã-Bretanha, Brasil, Nova Zelândia e Camarões
Grupo B: Japão, Canadá, Suécia e África do Sul
Grupo C: Estados Unidos, França, Colômbia e Coreia do Norte