Duas equipes estão movimentando as opiniões nas mesas esportivas do Brasil. Guarani e Atlético chegaram este ano a Segunda Divisão e disparam entre os lideres da competição. Se ao final das 38 rodadas, conquistarem a missão de chegar a elite do futebol se juntaram a um restrito grupo de clubes que atingiram este feito: América (RN), Ipatinga (MG) e Vitória (BA).

 

O América de Natal conquistou o acesso em 2005 a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, novo acesso, só que desta vez para a elite do futebol brasileiro. Em 2007 bateu todos os recordes, porém, negativos. Fez a pior campanha da Era Pontos Corridos e voltou para a Série B.

 

Ipatinga e Vitória estiveram entre os quatro melhores da Série C do Brasileirão e ascenderam para a segundona. Na Série B 2007 a parceria deu certo e os dois juntos conquistaram o acesso a elite do futebol brasileiro. Em 2008, os mineiros não agüentaram a pressão e foram rebaixados, enquanto isso os baianos voltaram, se firmaram e uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

 

Quase

Também tivemos a galera do quase. Até o momento Vila Nova e Marília foram as únicas equipes que bateram na trave. O colorado goiano bateu na trave em 1997, após conquistar o titulo da Série C de forma invicta no ano anterior. No ano passado, o Vila se tornou reincidente quando por pouco não chegou a elite do futebol brasileiro.

 

A equipe paulista do Marília na edição 2002 do Brasileirão da Série C chegou a uma das vagas a divisão seguinte. Em 2003 chegou até ao quadrangular final, mas não foi páreo para Palmeiras, Botafogo e Sport que ficaram na frente.

 

Você acredita que Atlético e Guarani serão os novos integrantes deste grupo?