A torcida compareceu, apoiou e teve muito a comemorar após o apito final. Não… No Serra Dourada, na tarde deste sábado, quem saiu com um sorriso no rosto não foi o torcedor do Vila Nova, que preferiu nem sair de casa, mas o do visitante, Sport, que bateu o colorado por 1 a 0 e conseguiu consolidar o retorno à primeira divisão em 2012.
Com uma determinação motivada não se sabe o porquê, o Tigre apresentou um bom futebol na sua despedida da Série B em 2011. Mas, o esforço colorado não foi o suficiente para segurar o ímpeto do rubro-negro, que fez o seu papel e volta a elite do futebol nacional, após dois anos na B.
Paraíba x Cearense
Na primeira etapa, o Sport, mesmo contando com o apoio do torcedor e precisando do resultado para buscar o acesso, não ameaçava muito, apenas em bolas paradas, principalmente com o experiente meia Marcelinho Paraíba. Aos 21 minutos, cobrança de falta, ele mandou uma bomba e Luiz Cetin precisou se esforçar para fazer uma grande defesa.
O colorado também ameaçava em investidas de Leandro Cearense, que se posicionava bem, mas falhava na hora de finalizar. Aos 28, Victor Ferraz cruzou a bola e Leandro Cearense tocou para o gol. O goleiro Magrão salvou com o pé.
Sete minutos depois, novamente em cobrança de falta de Marcelinho Paraíba, a bola quicou no gramado e bateu no travessão. Na sequencia, a zaga do Vila Nova afastou.
No final da primeira etapa, o colorado teve outra chance de abrir o placar e parou nas mãos de Magrão. Após cruzamento de Diego, Leandro Cearense completou e o goleiro do rubro-negro segurou em cima da linha.
Segunda etapa
O time pernambucano voltou melhor para a segunda etapa e decidido a buscar a vitória e, consequentemente, o retorno a elite. No entanto, teve um adversário a mais: “A chuva”. Com o gramado do Serra Dourada alagado, o futebol ficou impraticável e o objetivo do Vila Nova, de se defender, ficou mais fácil.
A primeira chance do time pernambucano foi aos três minutos. Bruno Mineiro arriscou da direita e a bola passou sobre o gol, rente a trave, com perigo. Aos 20, pra varia, Marcelinho Paraíba, em cobrança de falta, quase marcou. Luiz Cetin foi buscar a bola, com um tapinha, no ângulo direito, salvando o colorado.
Mas, o goleiro colorado, que salvou a equipe várias vezes, foi traído pela própria sorte aos 27 minutos da segunda etapa. Depois de levantamento na área, Bruno Mineiro cabeceou para o chão e o goleiro se atrapalhou e não conseguiu segurar. 1 a 0 Sport. Bastou o gol para fazer a festa da torcida pernambucana em Goiânia e no Recife. Leão na A.
FICHA TÉCNICA – VILA NOVA-GO 0 X 1 SPORT
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 26 de novembro de 2011, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: José Amilton Pontarolo e José Carlos Dias Passos (ambos do PR)
Cartões amarelos: Thiago Irineu, Romário, Paulo Régis e Antônio Carlos (Vila Nova); Marcelinho Paraíba (Sport)
Gol:
SPORT: Bruno Mineiro, aos 27 minutos do segundo tempo
VILA NOVA: Luís Cetin; Victor Ferraz, Túlio, Gabriel e Paulo Régis (John Lennon); Thiago Irineu, Geovane, Romário (Antônio Carlos) e Diego Henrique; Leandro Cearense e Ricardinho (Felipe)
Técnico: Roberto Cavalo
SPORT: Magrão; Renato (Júnior Viçosa), Tobi, Gabriel e Wellington Saci; Rithely, Robston, Thiaguinho e Marcelinho Paraíba; Willians (Misael) e Roberson (Bruno Mineiro)
Técnico: Mazola Júnior