O Duque de Caxias foi absolvido pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão realizada nesta quinta-feira (09), e com isso segue na Série B em 2011. O time fluminense poderia perder três pontos na segundona de 2010 pela escalação irregular do meia Leandro Chaves, na partida contra o Icasa, pela 24ª rodada da competição.

A decisão de hoje apenas manteve a absolvição que veio no julgamento realizado em primeira instância. Leandro começou a competição pelo Ipatinga e se trasnferiu para a equipe da Baixada Fluminense no decorrer do campeonato. Entretanto, antes de ir para o Duque de Caxias, o meia já havia recebeido um cartão amarelo pelo clube mineiro, e recebeu outros dois já pelo novo time. Sendo assim, ele teria que cumprir suspensão automática contra o Icasa pelos três cartões amarelos. Entretanto, Leandro foi para o jogo contra os cearenses.

No primeiro julgamento, o Duque de Caxias alegou que o meia não tinha sido informado do cartão recebido ainda pelo Ipatinga. No entanto, a Procuradoria do STJD entrou com recurso e pediu uma punição. O time carioca ainda será julgado por outra denúncia, apresentada pelo Brasiliense.

A denúncia do time candango acusa o Duque de ter escalado Leandro Chaves de forma irregular, na partida contra o ASA-AL, pela última rodada, mesmo com o jogador suspenso. Porém, mesmo que perca os pontos, o clube carioca não será rebaixado, pois ainda terá uma pontuação maior que o jacaré.