A estreia da Suíça na Copa do Mundo foi bastante complicada. Favorita diante do Equador, já que os europeus são cabeças de chave do grupo (superando inclusive a França), a Seleção da Suíça passou por uma partida bastante dura, mas acabou vencendo pelo placar de 2 a 1, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.
Os gols do jogo foram marcados por Enner Valencia, que abriu o placar para o Equador, Mehmedi, que empatou para a Suíça, e Seferovic virou o placar dando números finais ao jogo. O resultado deixa os Suíços em vantagem no grupo E, que ainda conta com França e Honduras (os dois se enfrentam na abertura da Copa).
1°Tempo
A partida começou bastante disputada e dura, com a força física sendo a principal arma de ambas as equipes. Com a maioria da torcida, a Seleção Equatoriana conseguia certo domínio do jogo até os 21 minutos, quando abriu o placar na bola parada de Ayovi na cabeça de Enner Valencia. 1×0 para o Equador.
Porém, com a vantagem no placar a “La Tri” se encolheu bastante na defesa e optou por jogar de maneira mais defensiva para segurar o resultado. A estratégia chamou a forte Suíça para cima, que tentava chegar ao primeiro gol e pressionava bastante. O domínio passou totalmente para o lado dos europeus.
A tática do Equador foi ficando cada minuto mais perigosa. O domínio da Suíça crescia a cada jogada e um empate, até uma virada mesmo, parecia questão de tempo. Com mais de 60% de posse de bola e 10 finalizações contra quatro do Equador, toda essa pressão suíça ficou apenas nas estatísticas durante o primeiro tempo.
2°Tempo
Mas, já na volta do segundo tempo a Suíça transformou as estatísticas em algo mais concreto. O técnico Hitzfield mexeu precisamente e o atacante Mehmedi, que havia entrado no intervalo da partida, empatou o jogo logo aos dois minutos, em bola parada. O gol de empate sacudiu o Equador e a partir de então o jogo ficou mais movimentado.
Benaglio, goleiro suíço, passou a aparecer mais constantemente. Em uma jogada perigosa, o goleiro saiu mal e novamente Enner Valencia quase deixou os equatorianos na frente do placar. Shaqiri, o principal nome da Suíça e também do jogo, dava trabalho no setor ofensivo e criava boas chances na tentativa de virar o placar.
E o tão esperado segundo veio, mas demorou quase que toda a partida. No último minuto de jogo, já nos acréscimos, a Suíça armou rápido e mortal contra ataque que acabou com Seferovic, vindo do banco, finalizando para o gol e decretando números finais na partida: 2 a 1 de virada e vitória da Seleção da Suíça
EQUADOR 1 X 2 SUÍÇA
LOCAL: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
DATA: 15/6/2014 – 13h
HORA: 13h
ÁRBITRO: Ravshan Irmatov – UZB
ASSITENTE 1: Abduxamidullo Rasulov – UZB
ASSISTENTE 2: Bakhadyr Kochakarov – UZB
PÚBLICO: 68.351 torcedores
CARTÕES AMARELOS: Paredes (EQU); Djourou (SUI)
GOLS: Enner Valencia 23′ 1T (1-0), Mehmedi 2′ 2T (1-1) e Seferovic 48′ 2T (1-2)
EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Carlos Gruezo, Christian Noboa, Antonio Valencia e Jefferson Montero (Rojas); Enner Valencia e Felipe Caicedo (Arroyo)
Técnico: Reinaldo Rueda
SUÍÇA: Benaglio; Lichsteiner, Djourou, Von Bergen e Ricardo Rodríguez; Inler, Behrami, Stocker (por Mehmedi), Xhaka e Shaqiri; Drmic (Seferovic)
Técnico: Ottmar Hitzfeld.