Desde 1933 que a Capital mais populosa do Centro-Oeste vem se transformando. Atualmente com uma região metropolitana com 2.493.792 moradores, considerada por muitos uma cidade jovem, aos 84 anos, Goiânia sempre recebeu a todos de braços abertos com um povo hospitaleiro e de culturas diversas.
Referência na art déco, a sucessora do posto antes ocupado pela histórica e querida Cidade de Goiás, encanta não só a turistas como aos próprios moradores. Isso porque diariamente as belezas de Goiânia não escapam às lentes de seus admiradores.
Prova disso é o concurso fotográfico “Goiânia 84 Anos”, promovido pela Rádio 730, cujos vencedores foram divulgados na última terça-feira, dia 24 de outubro. Mas este é um assunto para daqui a pouco.
Isso porque a edição deste Super Sábado (28) é mais que especial e mostra que a Capital goiana é sim um Super Destino. De acordo com a diretora de Promoção e Incentivo ao Turismo de Goiânia, Daniella Barbosa, a Capital goiana é uma espécie de porta de entrada para quem vem a Goiás. “É como se Goiânia fosse a porta de entrada do estado. O turista vem aqui, conhece a Capital e daqui parte para os destinos das nascentes como Pirenópolis, Caldas Novas e as chapadas”, afirma.
Quem vier à Capital para conhecer os diversos estilos musicais, não vai se decepcionar. Atualmente, Goiânia possui o maior festival de música sertaneja do mundo, recordista também no que se refere às dimensões do palco. Em 2017, o Villa Mix ultrapassou a própria marca, com uma estrutura de 69,37 metros de altura e 120 de largura. Um colosso, superando em cerca de 20 metros a edição anterior. Para quem gosta de rock e um som alternativo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) é um dos pontos de encontro da cidade.
“Somos um destino muito eclético. Tem muita coisa para se fazer na cidade. Um dos pontos altos da cidade hoje são os eventos, e são diversos. Destacamos o Villa Mix, para quem curte música sertaneja, e o Bananada, que de uns cinco anos para cá tem ganhado muita potência e atraído gente de todo o Brasil”, afirma.
Por falar em eventos, Goiânia não fica de fora quando o assunto é Turismo Religioso. A Capital é uma das atrações de quem vem ao estado para participar da festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, e João de Deus, em Abadiânia. “Somos muito conhecidos pelo destino religioso, muito por Trindade e pelo João de Deus, em Abadiânia”, reitera.
Goiânia também se consolidada como um destino de negócios. Empresários de todas as partes do Brasil e do mundo chegam a Goiânia em busca de expansão das atividades ou de conhecimento. “Negócios também é uma modalidade de eventos. As pessoas vêm para congressos e eventos e acabam esticando para conhecer a Capital”, relata.
Para as compras, “Goiânia é um perigo”, no bom sentido, é claro, com opções de setores comercial como a Região da Rua 44, no Centro, e Campinas.
Acompanhe todos os Super Destinos no blog da jornalista Luciana Maciel.
Quer saber mais sobre Goiânia? Ouça a entrevista na íntegra do Super Destinos.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/28/super_destinos_goiania-_28_10_2017{/mp3}
“Finalistas Goiânia 84 Anos”
Na última terça-feira (24), data do 84º aniversário da Capital, a Rádio 730 divulgou no programa Cidadania em Destaque, os três vencedores do concurso fotográfico “Goiânia 84 Anos”. Agora, chegou a hora de matar a curiosidade e saber quem foram os outros 14 finalistas selecionados antes da grande decisão da comissão julgadora. Confira na galeria a seguir o que as lentes dos nossos ouvintes, que assim como nós, “vivem Goiânia”, registraram em nossa belíssima cidade.
{gallery}2017/finalistasconcursogynoitentaequatroanos{/gallery}