Mais de 5 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo novo coronavírus, no mundo. A covid-19 causou mais de 300 mil mortes. Porém, mais de 2 milhões de pessoas já se recuperaram. E para saber como está a situação em outros países, o Debate Super Sábado conversou com Junior Bueno, que está na Argentina,  Pericles Carvalho, que vive em Portugal e Nathália Brianni, que mora na Itália.

 

Lisboa vive uma nova fase. A cidade já está reabrindo o comércio, mas com adaptações, como conta Péricles Carvalho. “Os restaurantes, por exemplo, precisão ter uma espécie de tela de acrílico separando cabines. É uma realidade que nós não conhecemos ainda, então, estamos todos tentando entender um pouco melhor sobre como vamos agir diante disso”.

Junior Bueno mora atualmente em Buenos Aires e destaca que na Argentina o número de caso teve um aumento considerável. “O que aconteceu é que, de um dia para o outro, na semana passado, aumentou muito o número de casos. Estava com uma progressão de 300 a 400 casos por dia e de repente foi para 700 e pouco. E isso assustou bastante os especialistas”.

Por conta desse aumento o presidente da Argentina prorrogou o isolamento social por mais 15 dias.

Há quase um mês a Itália voltou a reabrir o comércio e flexibilizar o isolamento social gradualmente, como explica Nathália Brianni. “O primeiro passo foi no dia 4 deste mês, quando começou a poder voltar a correr na rua, fazer atividades motoras. Depois começou a poder sair aos poucos. Semana passada começou a reabertura do comércio”.

Na Itália os números voltaram a subir, mas o governo ainda não considerou fechar novamente o comércio e voltar a um isolamento social mais rigoroso. Nathália destaca que muitas críticas estão sendo feitas pela forma com que o comércio tem reaberto, porque regiões que não tem casos de contaminados pelo coronavírus estão sendo tratados igual as regiões com casos confirmados.

Um termo que tem se propagado neste tempo de pandemia é “Covid Free”. Pericles Carvalho explica que essa é uma descrição para áreas que já estão liver do novo coronavírus. Pericles defende ainda que os governantes têm se aproveitado das áreas Covid Free para atrair turistas para férias no país.

Junior Bueno conta que na Argentina a flexibilização do isolamento social tem sido de acordo com a realidade da região. Cidades mais isoladas e sem casos confirmados de infectados pelo coronavírus estão reabrindo o comércio gradualmente.

Recentemente o presidente da Argentina fez uma declaração defendendo a Argentina como Covid Free, que, segundo Junior, não agradou muito a população. “Pegou muito mal a declaração do presidente usando a Argentina como exemplo, porque ninguém quer ficar como a Argentina está hoje. Porque a gente não está falando só de economia, estamos falando de pessoas mortas”, defende.

Segundo Junior, um diferencial da Argentina em combate a pandemia foi a tomada de decisões muito rápidas. Ele ressalta que a crise foi tratada como uma crise de saúde e não partidária, como em outros países.