Para o torcedor esmeraldino, jogar contra Coritiba, Ponte Preta e Figueirense pode causar mais preocupação que enfrentar São Paulo, Grêmio ou Flamengo. Se a lógica fosse utilizada como princípio norteador da análise, seria uma loucura pensar assim. No entanto, o futebol não usa muito a lógica e por isso é apaixonante.

Esse pensamento se aplica ao Goiás Esporte Clube. Isso porque se convencionou nos últimos tempos que o clube da Serrinha encontra mais dificuldades em partidas contra clubes médios do futebol brasileiro. Por outro lado, se criou a ideia de que o time esmeraldino cresce contra os chamados grandes (12 clubes que possuem maior poder de investimento: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional).

Pela frieza dos números, isso não é tão verdadeiro. Em levantamento feito com o desempenho do Goiás na era dos pontos corridos, ficou evidenciado que o melhor aproveitamento dos esmeraldinos é contra os clubes de menor porte. Mas isso não quer dizer que o Goiás não seja forte contra os clubes maiores. Principalmente se for comparado o poder de investimento entre eles.

Em 182 jogos contra clubes de menor expressão, o Verdão conquistou 76 vitórias, 39 empates e 67 derrotas: 48% de aproveitamento dos pontos. Contra os 12 “grandes” clubes do Brasil, foram 230 jogos no Campeonato Brasileiro Série A por pontos corridos. O time esmeraldino ganhou 82 vezes, empatou 58 vezes e sofreu 90 derrotas: 44% de aproveitamento.

Na atual temporada, o Goiás já disputou 12 jogos e tem melhor sorte contra os clubes grandes. Foram nove pontos conquistados. O time iniciou sua recuperação na competição com um empate contra o Corinthians e goleada sobre o Santos. O alviverde tem pela frente Cruzeiro, Internacional e Flamengo. Dá para ficar otimista devido ao histórico do clube?

Números na era dos pontos corridos

Contra times grandes: 230 jogos – 82 vitórias – 58 empates – 90 derrotas – 304 pontos – 44% de aproveitamento

Contra times médios: 182 jogos – 76 vitórias – 39 empates – 67 derrotas – 267 pontos – 48% de aproveitamento