Com o objetivo de estimular a leitura, o designer Samuel da Paz criou um tambor literário localizado na Praça dos Namorados, no Parque das Laranjeiras, em Goiânia. O projeto social literário reutiliza material reciclável (o tambor), e livros literários podem ser doados para que crianças, jovens e adultos possam pegá-los emprestados por tempo indeterminado, e depois devolvê-los.
“O objetivo é que os livros sejam literários, para compartilhar as histórias. É só pegar e doar quando quiser”, contou Samuel.
Para 2023, Samuel deseja espalhar tambores literários em diversos pontos de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
“O novo projeto é levar para a prefeitura, para que eles possam autorizar o tambor literário dentro dos terminais de ônibus. Dessa forma, todos possam doar livros. Não podemos perder o habito da leitura”, afirmou Samuel.
Vendas dos livros
De acordo com o Painel do Varejo de Livros no Brasil, em 2021, as vendas dos livros cresceram em 29,3%. Já o faturamento do setor aumentou 29,2%. Ao todo, foram vendidos 55.012.271 livros no ano passado. Em 2020, haviam sido comercializados pouco mais de 42,5 milhões. O setor faturou R$ 2,28 bilhões em 2021, e R$ 1,76 bilhão em 2020.
Com esses dados, ao invés de deixar os livros empoeirados nas prateleiras, nada melhor do que doar para que todos possam conhecer novas histórias.