Foto: Reprodução / TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem novo Portal de Transparência e com muitas novidades. A primeira delas é que efetivamente está bem mais transparente e mais acessível. Pela primeira vez é possível consultar a íntegra da folha de pagamento, um segredo bem guardado no portal anterior.

Agora basta um click no ícone Detalhamento da Folha. Lá, encontram-se todos os nomes dos servidores, por ordem alfabética, com detalhamento dos salários, lotação, situação funcional entre outros. A publicação da folha possibilita checar várias informações que o TCE sempre escondeu, como o nepotismo no órgão. Há no Tribunal, por exemplo, 16 pessoas de uma mesma família. São os parentes do ex-conselheiro José Sebba, que morreu em dezembro de 2018. A maioria deles ocupam o cargo de Analista de Controle Externo. Os salários variam de R$ 16 mil a R$ 40 mil. E este não é o único caso de pessoas com o mesmo sobrenome.

Esses recursos estão disponíveis apenas para a folha de 2019. As folhas anteriores a este ano ainda se encontram no modelo antigo, que não exibe a folha integralmente, mas apenas o filtro por nome do servidor. Outra vantagem é que ele permite exportar os dados para planilhas eletrônicas.

Segundo informações do TCE, o novo portal amplia significativamente o volume de dados disponíveis ao público. Outro destaque é a facilidade de navegação. Estão disponíveis no novo portal informações sobre gastos com pessoal, licitações, contratos, receita, convênios entre outros.

captura tce