A Copa do Mundo sub-17 será disputada no Brasil entre outubro e novembro, com Goiânia sendo uma das sedes. Por isso, a Seleção Brasileira da categoria disputou dois amistosos esta semana na capital nos dois estádios que receberão as partidas do mundial, o Estádio Hailé Pinheiro e o Estádio Olímpico. Nos dois jogos contra o Chile, duas vitórias: 2 a 1 no primeiro duelo, 3 a 1 no segundo.
Agora, os comandados de Guilherme Dalla Déa encaram mais alguns testes na Inglaterra visando a estreia na Copa do Mundo no dia 26 de outubro, contra o Canadá, no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal. Por parte dos goianos, fica a expectativa para a convocação de um lateral do Atlético que está no “radar” da comissão técnica canarinha.
Jonathan em sua passagem pela Granja Comary (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução Instagram)
“O Jonathan é um jogador que a gente vem monitorando através dos nossos observadores e por mim in loco. Eu estive aqui no Atlético Goianiense, acompanhei e eu converso muito com o Wagner Lopes, o Eduardo e seus auxiliares. Ele está treinando muitas vezes com o profissional e jogando pelo sub-20 e sub-17”, destacou o técnico Guilherme Dalla Déa.
Em junho, o lateral-esquerdo Jonathan foi convocado pelo treinador para um período de testes na Granja Comary. Na época o titular da posição, Patrick do São Paulo, estava lesionado e atleta do Dragão recebeu a oportunidade. No entanto, ele não foi mais convocado. Após a passagem da Seleção em Goiânia, Guilherme elogiou o jovem, mas ressaltou que ele precisar competir mais no Atlético.
“Uma coisa que a gente fala no Brasil, temos que potencializar nossos laterais e o que não vou abrir mão no meu time são laterais ofensivos, mas laterais que mostrem um comportamento defensivo e o Jonathan mostra essa característica. O que eu comentei com o pessoal do Atlético que falta ao Jonathan é justamente competir, ele precisa competir. Tenho certeza que ele está entre os nossos 35 jogadores, que ele poderá sim estar numa lista final. Porém, ele tem que continuar trabalhando muito no Atlético para que ele esteja no momento da lista dos 21 atletas”, explicou.
Apesar de deixar em aberto uma possível convocação de Jonathan para a Copa do Mundo, o técnico ressaltou que em caso de ausência na lista final, o jogador rubro-negro tem potencial para estar em convocações futuras.
“Se ele e outros atletas não estiverem é importante eles continuarem trabalhando porque é um processo de formação. Quem sabe futuramente ele não possa estar na sub-20, 23 ou até na principal?”, analisou Guilherme Dalla Déa.