As dificuldades de convivência entre os casais durante a quarentena foram um dos temas abordados pelo programa Tom Maior desta terça-feira (26). À SagresTV, o psiquiatra e terapeuta de casais Rodrigo Fernandes analisou se a quarentena realmente tem relação com problemas nos relacionamentos.

“Nós temos uma série de agravantes, tudo está acontecendo ao mesmo tempo, isto é, nós temos um aumento do estresse que acontece pelo aumento do convívio, que acontece pelo aumento de tarefas, que acontece pelo aumento de incertezas. Estamos em uma época em que a incerteza é muito grande, com a questão financeira, com os empregos, com a política, com quem vai adoecer e com isso o estresse aumenta. Quanto mais estresse a gente tem no relacionamento, menos capacidade técnica de lidar com problemas”, analisa.

Segundo Fernandes, problemas anteriores à quarentena podem ser potencializados pelo isolamento. “Então não é que essa pandemia está criando rachaduras e sim pegando uma rachadura que já existe no relacionamento e aumentando, como se fosse uma lupa que pega um problema que já existia no relacionamento e faz com que esse problema cresça e fique mais difícil de lidar”, esclareceu.

Rodrigo Fernandes explicou o que é possível fazer para melhorar a convivência durante a pandemia. “O primeiro passo é o casal entender quais são os fatores que levam as dificuldades para o relacionamento, geralmente esses fatores não surgiram agora com a pandemia. São fatores que já existiam e que agora só estão sem tempo de reparo. Por exemplo, quando o casal está trabalhando fora, consequentemente, ficam uma parte maior do dia sem se ver, conseguindo se esconder no trabalho, mas há um momento em que isso tudo vem à tona aí você percebe problemas que já existiam.  Vários fatores estão ligados a diminuição da qualidade de um relacionamento”, explicou o especialista.

E você já ouviu falar em Mapa do Amor? O psiquiatra e terapeuta de casais esclarece. “Nós temos várias teorias sobre casamento, existem vários pesquisadores que passaram muito tempo estudando como que o casamento funciona. O Mapa do Amor é a parte ligada ao conhecimento do outro, o interesse que você tem na outra pessoa. A sensação que você tem de estar continuamente, ao longo da vida, descobrindo coisas como: O que o outro acredita? Qual a opinião do outro sobre diversos temas? Quais são os seus amigos? O que ele pensa sobre política? Quando você está interessado na opinião do outro, é isso que a gente chama do Mapa do Amor.  Esse é um dos fundamentos mais importantes da amizade, você ter interesse pelo que o outro acredita, trabalha e dificuldades. Quando o interesse começa a se perder é como se você ficasse perdido dentro do relacionamento, por isso, que esse conhecimento se chama mapa, pois é uma forma de você conseguir chegar no outro”, afirmou.

Confira as dicas na entrevista a seguir na entrevista com Rodrigo Fernandes no Tom Maior