A terapia para muitas pessoas é algo temido. Mas a realidade é que a prática pode auxiliar qualquer um que deseja ter um bom relacionamento saudável consigo mesmo
ou com quem está próximo.
Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quarta-feira (18), o psicólogo Flávio Clímaco, afirma que terapia deveria ser para todos. “A terapia é indicada para várias situações, você tem uma tristeza que ela já te acompanha há algum tempo, uma baixa energia que pode ser confundida com depressão, uma dificuldade de relacionamento, transtorno de humor, ansiedade e também para autoconhecimento. Existem pessoas que chegam no consultório sem nenhum transtorno, mas elas querem se conhecer, melhorar sua saúde e bem estar”.
Com a pandemia da Covid-19, a terapia on-line se tornou uma opção para muitas pessoas. Flávio Clímaco conta que fez uma formação curta para atender à distância, e afirma que, para muita gente, acabou não dando certo.
“No início todos os meus atendimentos foram on-line, no início fluiu bem, mas depois de um tempo eu percebi que faltava uma coisa, e faltava essa presença, faltava esse contato. É muito difícil fazer a terapia on-line, às vezes a pessoa pode desabar em um choro e se eu não estou ali para acolher ela, é necessário ter bastante cuidado”.
Confira entrevista na íntegra a seguir no STM #144
“Talita Souza é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob supervisão do jornalista Johann Germano.”