A novidade da Campanha Papai Noel dos Correios deste ano – a adoção on-line – termina na sexta-feira, 23, mas muitas cartinhas continuarão disponíveis para adoção presencial até o dia 3 de dezembro, na Casa do Papai, que funciona na Agência da Praça Cívica, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Quem quiser adotar pela internet pode acessar o Blog da Campanha e escolher sua(s) cartinha. Pelo site, cada pessoa pode adotar, no máximo, cinco pedidos; presencialmente, não há limite. A entrega do presente, entretanto, deve ser feita na agência da Praça Cívica. Além de atender aos moradores de Goiânia, a adoção de cartas on-line também é uma alternativa em outras seis cidades: Belém, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

A adoção on-line é rápida e simples. Basta acessar a página dos correios ou clicar aqui  Adote uma Cartinha On-line. Antes de visualizar os pedidos disponíveis, é preciso se cadastrar no IDCorreios – com nome, CPF, endereço e telefone. Os usuários que já têm conta no sistema, que é o mesmo utilizado para acompanhar encomendas internacionais, não precisam de novo cadastro. Após fazer o login, o usuário indica em qual cidade está e é apresentado às cartas disponíveis para adoção. Um resumo traz o nome, idade e pedido da criança, mas é possível ler as cartas na íntegra. Após a adoção, um e-mail é encaminhado para o usuário com a confirmação.

A entrega dos presentes, independentemente da forma de adoção, deve ser feita exclusivamente nos Correios da Praça Cívica até o dia 3 de dezembro. É imprescindível que os padrinhos estejam de posse do número da carta ao entregar o presente, pois somente com ele é possível identificar o endereço da criança no sistema dos Correios.