Recebo a informação do companheiro Paulo Maskote, atleticano e historiador…

Campeão goiano com o Atlético Clube Goianiense em 1988, o meia- atacante Valdeir “The Flash” deixaria o Dragão no ano seguinte para reforçar o Botafogo. No time carioca, virou ídolo. Com grandes atuações, passou a ser convocado para a seleção brasileira. Ao todo foram 13 jogos com a camisa amarela, um deles, na comemoração dos 50 anos do Rei Pelé.

Valdeir nasceu em Goiânia e hoje está com 54 anos. Além de Atlético e Botafogo, defendeu São Paulo, Fluminense, Flamengo, Atlético Mineiro, Ceará, Paraná, Vila Nova, Inter de Limeira, Madureira e Brasiliense. Em 1993 e 1995 teve duas passagens pelo Bordeaux, da França, e jogou com o jovem Zidane, que anos depois se tornaria um dos maiores da história.

Um goiano no aniversário do Rei!

“The Flash” começou no banco de reservas, mas esteve alguns minutos em campo. Entrou no segundo tempo no lugar do atacante Charles, do Bahia. O Brasil perdeu para a Seleção do Mundo por 2 a 1 no estádio San Siro, mas o resultado pouco contava. Comemorar o aniversário de 50 anos do Rei Pelé, que jogou o primeiro tempo e alguns minutos do segundo, era o mais importante.

Viva o Rei!

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 2 SELEÇÃO DO MUNDO

Data: 31 de outubro de 1990, quarta-feira;
Local: Estádio Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão, na Itália;
Árbitro: Tullio Lanese;
Assistentes: Sem registro;
Público/renda: Sem registro;
Cartões amarelos: –
Cartões vermelhos: –
Gols: Michel (35’/1°T) (0-1), Gheorghe Hagi (04’/2°T) (0-2) e Neto (15’/2°T).

BRASIL: Sérgio (Ronaldo); Gil Baiano (Bismarck), Paulão, Adílson (Cléber) e Leonardo (Cássio); César Sampaio, Donizete Oliveira (Luís Henrique), Cafu e Pelé (Neto); Charles (Valdeir) e Rinaldo (Careca Bianchezzi). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

RESTO DO MUNDO: Sérgio Goycoechea (Michel Preud’Homme), (Thomas N’Kono), (René Higuita); Leo Clijsters (Emmanuel Kunde), Júlio César, Oscar Ruggeri (Sergej Alejnikov) e Hugo Eduardo De León (Lajos Detari); Michel (Gabriel Calderón), Alemão (José Basualdo), Rafael Martín Vasquez (Gheorghe Hagi) e Carlo Ancelotti (Enzo Francescoli); Marco Van Basten (Hristro Stoichkov) e Roger Milla (João Paulo). Técnico: Franz Beckenbauer.