A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo critério para a escolha dos oito times brasileiros que disputarão a Copa Sul Americana em 2013. A mudança acontece, pois a partir do próximo ano a disputa da Copa do Brasil se estenderá até o segundo semestre.
Inicialmente as vagas pertencerão aos oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série A, que não estiverem inseridos na Taça Libertadores da América – O Brasil tem quatro vagas no torneio, mas como o Corinthians é o atual campeão, serão cinco em 2013. Porém, os times que chegarem até oitavas de final da Copa do Brasil não poderão disputar a competição internacional, ficando a vaga para o próximo time na classificação do Campeonato Brasileiro de 2012, até a 16ª colocação.
Se as vagas não forem preenchidas pelos 16 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro de 2012, elas se estenderão às quatro equipes que ascenderem à primeira divisão nesta temporada. Se ainda assim, o número não for suficiente, o grupo será completado com as equipes rebaixadas da Série A para a Série B.
Desta forma, o Estado de Goiás poderá ter pela primeira vez dois times em uma mesma competição internacional. Para que as chances sejam mais claras é obrigatório que o Goiás consiga o acesso à Série A e o Atlético, preferencialmente, se mantenha na primeira divisão do Brasileiro. Além, claro, de que os dois não estejam nas oitavas de final da Copa do Brasil em 2013.