O início de Tite no comando técnico da Seleção Brasileira não poderia ser melhor. Dois jogos e duas vitórias. O treinador alavancou o Brasil da sexta posição para a vice-liderança das eliminatórias. Mais do que isso, Tite começou a resgatar o orgulho do torcedor brasileiro.

Apesar do começo promissor, o comandante garante que não ainda não definiu a cara do time brasileiro. Tite cita pontos específicos do esquema para justificar a afirmação e reitera a importância de ter um banco qualificado para superar dificuldades impostas no decorrer das partidas.

“Estamos em um processo de evolução e ela vai se mostrar dentro do campo. Eu não sei se a flutuação é do lado esquerdo mais ampla com o Neymar. Não sei se é uma flutuação dupla. A gente tá procurando uma competição de atletas de alto nível para poder executar essa função. O importante é a gente ter, como teve hoje, opções de qualidade”, diz.

Mais da Seleção:
Brasil sai na frente, sofre empate, mas vence Colômbia em Manaus

Um por todos… todos por um

Durante a coletiva após a vitória diante da Colômbia, Tite voltou a afirmar que o conjunto é essencial para que o brilho individual apareça.  Para o treinador, todos precisam executar várias funções para que o time se sobressaia e prevaleça como equipe.

 “O nível de concentração, de comprometimento e saber sofrer enquanto equipe é fundamental. Cada um de nós, vai saber que sem bola vai ter que fazer um trabalhinho. Porque o coletivo potencializa o individual. O Neymar só vai aparecer se o conjunto conseguir dar à ele um passe para o último terço do campo. Se ele vier aqui atrás, não vai dar. O Marcelo vai aparecer se o Casemiro por trás dar uma sustentação e o Renato o abastecer. Aí você começa a encontrar as conexões que a equipe pode ter. É pré-requisito básico para poder vencer”, considera.

O próximo confronto do Brasil é daqui a um mês. A Seleção enfrentará a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal. Até lá, Tite fará uma nova convocação. Para os atletas presentes e também para os ausentes na primeira lista, o treinador finaliza com um recado :“Joguem muito nos seus clubes porque  vai credenciá-los para estar na Seleção”.