Técnico da Alemanha, Joachim Low, em entrevista coletiva

Joachim Löw completará diante do Brasil o jogo de número 160 à frente da Seleção Alemã. Ele está a apenas quatro de se tornar um recordista na função.

Já são 12 anos no cargo, tempo suficiente pra implementar uma filosofia de jogo competitiva e vencedora. À frente da Seleção Alemã, conquistou a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2017.

A situação é quase oposta à de Tite, que tem  apenas 18 jogos à frente da Seleção Brasileira. A maior conquista do atual técnico do Brasil foi, até aqui, a classificação para a Copa do Mundo 2018, com oito vitórias seguidas e quatro rodadas de antecedência. 

Apesar do pouco tempo, o trabalho tem rendido elogios dos técnicos adversários: “Tite já treinou equipes de nível alto, mostrou que conhece a filosofia brasileira e o futebol internacional. Não preciso dar nenhum conselho pra ele. Ele sabe o que fazer”, disse Joachim Löw.

O técnico da Seleção Alemã destacou também a evolução tática e psicológica do Brasil, após a era Tite.

“Dá pra ver que é outra mentalidade. Na frente, eles sabem jogar futebol. Individualmente, são um dos melhores do mundo. Isso não é nenhuma novidade, não é nenhum segredo. A diferença é que, agora, é um time disciplinado defensivamente. Com Tite, o time está bem mais estável”.

Apesar de lisonjeado pelos elogios do colega, Tite, em resposta à reportagem da Sagres 730, disse que gostaria de receber os conselhos de Löw.

“Gostaria de ouvir porque o Tite precisa, é incompleto, tem uma série de defeitos, é ansioso, muda o semblante, fica mais concentrado. Mas também sabe administrar. Tenho o agradecimento a um monte de atletas e clubes que me deram oportunidade de estar aqui. Mas preciso bastante da parceria da comissão, das relações. Ele (Löw) foi simpático comigo – disse o técnico da Seleção Brasileira que, nesta terça-feira, 27, fará apenas uma alteração para o amistoso contra a Alemanha. Douglas Costa, titular na vitória por 3 a 0 sobre a Rússia dá lugar ao voltante Fernandinho.

A partida acontece às 15h45 (horário de Brasília) com transmissão da Rádio Sagres 730.