Foto: EBC

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou na manhã desta segunda-feira (24), o decreto de uma nova regulamentação da atividade do transporte escolar na Capital. O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de motoristas de vans que atuam no serviço. O documento, que passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município, prevê, entre as alterações, a autorização dos veículos do segmento transitarem nas faixas preferenciais.

Além de estarem autorizados a trafegar nas faixas preferenciais à direita de vias como a Avenida Universitária e os eixos das avenidas 85 e T-63, assim como vale para táxis e ônibus do transporte público, a regulamentação visa ainda tirar da clandestinidade os motoristas que não estão cadastrados junto à Secretaria Municipal de Transito, Transportes e Mobilidade (SMT), que continua como gestora da atividade.

Atualmente, o município conta com cerca de 380 permissionários e, com a regulamentação, esse número pode chegar a 800. “A última regulamentação ocorreu em 2004, então essas novas regras procuram atender às demandas da categoria e da cidade”, citou o prefeito Iris Rezende.

A fiscalização continua, conforme o decreto, com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que atuará no cumprimento das regras estabelecidas. “A regulamentação da atividade está sendo atualizada e, a partir de agora, todos serão submetidos à legislação e vamos cobrar que a categoria cumpra as regras, que têm como princípio garantir mais agilidade e segurança aos estudantes da Capital que utilizam o serviço”, completou o prefeito Iris Rezende.