O Tribunal Regional de Goiás (TRE-GO) registrou desde às 8h da manhã deste domingo (30) 111 ocorrências gerais durante a votação deste segundo turno.

Os números foram divulgados pelo secretário de Tecnologia do órgão, Dory Gonzaga, durante apresentação do balanço parcial das eleições em Goiânia e Anápolis, únicos municípios goianos que elegem hoje o prefeito em segundo turno.

De acordo com o secretário, o número de trocas de urnas subiu de 16, inicialmente divulgado no final da manhã, para 22, sendo 11 em cada município. Dory Gonzaga afirma que o número é considerado “aceitável” e que o pleito ocorre com tranquilidade.

No período da manhã, foram registradas ocorrências de falta de energia na região sudoeste, ausência de mesários e desaparecimento de cadernos de votação, onde ficam os nomes e os comprovantes dos eleitores, além de reclamações de eleitores que não conseguiam visualizar a foto do candidato na urna, ao digitar o número. Entretanto, o secretário garante que, mesmo no caso em que a foto não aparecer, o voto é registrado.

Outro fator destacado pelo secretário foi a transferências das seções eleitorais do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) para o Colégio Santo Agostinho, em função da ocupação de estudantes no IFG. O TRE-GO colocou faixas com informações ara orientar o eleitor sobre a mudança.

Em Goiás, foram utilizadas 3.846 urnas eletrônicas, sendo 2.747 em Goiânia e 739 em Anápolis, além de outros 433 equipamentos disponíveis para troca. No primeiro turno, o número de substituição de urnas correspondeu a 0,78% do total de equipamentos disponibilizados no estado, considerado o terceiro menor índice do país.

Ainda segundo o secretário, há a suspeita de uma pessoa presa em Anápolis, mas a informações ainda não foi confirmada ao TRE-GO pela Polícia Militar (PM).

O TRE-GO estima que houve aumento no número de abstenções em relação ao primeiro turno, mas a confirmação deste dado só poderá ser feita após o fechamento das urnas. Os eleitores têm demorado em média 55 segundos para registrar o voto.